Domingo, 22 de Dezembro de 2024

Carvão ativado para clarear os dentes: é mesmo uma boa ideia?


Publicada em 03/11/2020 às 16:24 - Atualizada em 03/11/2020 16:38


Imagem: google.com.br

Por Estéfane Carvalho em Pensando Saúde

Certamente você já dever ter visto pelas mídias sociais, influenciadores relatando que o uso do carvão ativado em pó ou em creme dental promove clareamento nos dentes. O que você não sabe é que esse material pode provocar problemas para a sua saúde bucal.

Nos últimos anos, as empresas que trabalham com produtos de higiene oral, estão sempre buscando novas fórmulas e produtos, que possam ser atrativos aos consumidores. Entretanto, não é sempre que as pesquisas para a formação desses produtos são financiadas e logo, não há eficácia e benefícios desses materiais. Como essas empresas não se preocupam em explicar e esclarecer de forma concreta como funciona esses produtos, hoje estou aqui para te deixar a par de tudo.

A busca pelo sorriso perfeito faz do clareamento dental um procedimento bastante requisitado na sociedade atual. Embora seja considerado um tratamento conservador e simples, seu uso desmedido e irracional pode ocasionar o surgimento da sensibilidade dentária em decorrência do aumento da porosidade e desmineralização dos prismas periféricos de esmalte (cama mais superficial do dente). Essa sensibilidade é justificada pela facilidade que o peróxido de hidrogênio, presente em alguns géis clareadores, tem de penetrar na estrutura dentária e ativar receptores neuronais da dor.

Existem 3 técnicas de clareamento dental:

  1. Clareamento no consultório: feito em uma cadeira odontológica pelas mãos de um profissional;
  2. Clareamento Supervisionado caseiro: feito através da colocação de uma moldeira, colocada pelo próprio paciente em casa, sob a supervisão e orientação de um profissional;
  3. Associação entre o clareamento de consultório e supervisionado caseiro.

Nessa perspectiva, inúmeros produtos, tal qual o creme dentário, são ofertados no mercado, prometendo um efeito branqueador prático e rápido. Entretanto, esse dentifrício parece apresentar eficiência limitada quanto ao seu potencial clareador, uma vez que contém apenas agentes abrasivos para remoção de manchas da superfície externa dos dentes, capaz de desencadear uma provável abrasão ou desgaste na superfície do esmalte, se utilizado em demasia.

Sabe-se que, mais recentemente, produtos à base de carvão ativado foram lançados no mercado com a proposta de realizar um clareamento dentário de forma mais rápida e prática quando comparado às técnicas convencionais. Tais produtos podem se apresentar na forma de pó, contendo micropartículas de carvão, cuja ação consiste em absorver sujidades e promover a higiene bucal até nas áreas mais restritas.

Pertiwi et al, 2017 estudou a reação da estrutura de esmalte frente a utilização da pasta de dente a carvão ativado, comparando a outro tipo de pasta de dente. Um dado importante, foi em relação a granulação da pasta a carvão, que possui aproximadamente 58,65% de grânulos maiores que uma pasta convencional.

É de entendimento do cirurgião-dentista que a utilização do creme dental permite que o flúor seja disponibilizado na cavidade oral a fim de agir no processo de remineralização. Os cremes dentais a carvão ativado praticamente não possuem flúor em sua composição. Em alguns estudos, autores relatam que alguns cremes dentais a carvão de marcas específicas, possuem flúor, mas, de forma inativa, ou seja, sem função ou ação.

Além disso, o uso de carvão ativado pode causar gengivite, que é a inflamação da gengiva e evoluir para a periodontite, inflamação no periodonto, tendo ou não a presença de úlceras e lesões.

Atualmente a estética tem adquirido muita importância na vida das pessoas, fazendo com que busquem novos meios para adquiri-la. Os pacientes e profissionais precisam se informar melhor antes de utilizá-los. Os poucos estudos existentes observaram alterações nas amostras mesmo em curto prazo, por tanto, mais estudos devem ser realizados para alertar os possíveis riscos e possíveis efeitos colaterais a longo prazo. Além disso o consumidor deve ser conscientizado de que o produto não age apenas na estrutura dental, existem vários outros fatores envolvidos que precisam ser observados e que podem trazer um grande prejuízo a sua saúde.

Por isso, deixo uma dica para vocês:

Se desejarem clarear os dentes, procure um profissional e faça o tratamento de forma adequada. Ainda que muitos influenciadores digitais digam que os produtos a base de carvão ativado trarão resultados positivos, não se engane, os prejuízos existem e podem ser dolorosos.


Comentários

O conteúdo dos comentários abaixo é de responsabilidade de seus autores e não representa a opinião deste portal.
Sobre o autor
Estéfane Carvalho
Cirurgiã-Dentista, graduada pelo Centro Universitário Tiradentes - UNIT. Membro fundadora e presidente do Instituto Faça Sorrir.
Ver mais artigos do autor

Instagram

Desenvolvido por HB Digital