Domingo, 22 de Dezembro de 2024

Não aguenta mais dores de cabeça, face, ombros e pescoço?

Você sabia que isso pode ser devido a alterações na ATM?


Publicada em 26/10/2020 às 11:47 - Atualizada em 26/10/2020 12:05


Imagem: google.com.br

Por Estéfane Carvalho em Pensando Saúde

O que é a ATM?

A ATM é a abreviação do termo "articulação temporomandibular". É considerada a articulação mais complexa do corpo humano, devido a sua dupla função de rotação e translação, já que, é ela quem promove os movimentos mandibulares para que possamos falar, deglutir, mastigar e até bocejar.

Ela é composta por músculos, ligamentos, discos e ossos. Qualquer alteração de um ou mais desses elementos é chamado de DTM – disfunção temporomandibular ou distúrbio temporomandibular.

A DTM pode causar dor na ATM, além de estalos, travas e sensação de que a mandíbula está projetada para fora.

 

Quais são as principais causas de dor na ATM?

As causas para a DTM podem ser explicadas de acordo com os fatores emocionais (estresse, tensão e ansiedade), físicos (trauma ou pancada na região maxilar, mandibular, cabeça, pescoço e até artrite), ou oclusais (alterações na arcada dentária, como mordida cruzada, perdas dentárias, dentes tortos ou próteses mal adaptadas).

Alguns hábitos também podem interferir diretamente na causa da dor, como o bruxismo (hábito involuntário de ranger ou apertar os dentes).

 

Esses sintomas podem indicar um distúrbio na ATM?

Nem sempre esses sintomas podem descrever DTM. O ideal é estar atento ao quadro de dor apresentado, principalmente quando esse quadro manifestar dores de cabeça e ouvido, estalos e sensação de desencaixe ao abrir e fechar a boca, cansaço nos músculos ao falar ou durante a mastigação e tensão por estresse. Se sentir esses sintomas ou apresentar hábitos e fatores que causam essa dor, o ideal é que se procure um Cirurgião-Dentista o quanto antes, pois assim, o tratamento será mais rápido e menos invasivo.

 

Localização das dores:

Não há um local exato para o surgimento da dor, mas em geral, surge próximo ao ouvido e parte frontal da cabeça e irradiam para o pescoço e ombros de forma isolada ou conjunta. Essa dor, geralmente, associa-se ao bruxismo noturno e por isso, frequentemente ocorre pela manhã.

 

Como tratar?

Diversos tratamentos podem ser aplicados para o alívio dos sintomas e controle da causa. Dentre eles, podemos citar a fisioterapia, massagens relaxantes na musculatura e controle do estresse.

O profissional fará uma avaliação completa e planejará o tratamento de acordo com a causa. Dessa forma, pode ser recomendado:

  • Uso de medicamentos e relaxantes musculares;
  • Uso de uma placa acrílica durante a noite, feita sob medida e de uso individual, para amenizar o bruxismo;
  • Técnicas de exercícios de relaxamento;
  • Uso de aparelho ortodôntico e ajustes oclusais;
  • Em casos raros, pode-se indicar o tratamento cirúrgico.

 

Espero que você tenha gostado!

Até a próxima.

 

Estéfane Carvalho


Comentários

O conteúdo dos comentários abaixo é de responsabilidade de seus autores e não representa a opinião deste portal.
Sobre o autor
Estéfane Carvalho
Cirurgiã-Dentista, graduada pelo Centro Universitário Tiradentes - UNIT. Membro fundadora e presidente do Instituto Faça Sorrir.
Ver mais artigos do autor

Instagram

Desenvolvido por HB Digital