Domingo, 22 de Dezembro de 2024

Natal: época de reflexão, preparação e esperança


Publicada em 24/12/2020 às 13:26 - Atualizada em 24/12/2020 13:32



Por Esther R. A. Melo em Fé nas entrelinhas

Eu sempre amei o natal! É uma época bonita, as casas ficam mais enfeitadas, acende uma esperança interior dentro das pessoas. Há mais amor, bondade, generosidade. Há mais abraços e sorrisos sendo distribuídos despretensiosamente. A família e os amigos se reúnem para partilhar a vida, a comida, as dores e a esperança. Compramos presentes simbolizando a oferta do nosso amor, a retribuição da nossa afeição por alguém que queremos bem. Celebramos o nascimento de um menino, nosso Senhor e Salvador Cristo Jesus.

Quando pequena, ao olhar o presépio, eu não entendia muito bem o que o nascimento daquele menino significava, apesar de me alegrar com a história de sua vinda. Quando compreendi, o natal ficou ainda mais especial. A esperança ficou mais palpável – a fé se fortaleceu: nós celebramos o início da história da redenção! No entanto, neste natal, algo mudou. Algo em mim se alegra pela vinda tão corajosa e necessária do nosso Rei, mas, ao mesmo tempo que alegra, me faz refletir sobre a necessidade de se preparar para este evento. Isso não se resume a comprar roupas bonitas, presentes caros e degustar uma ceia farta e deliciosa. O preparo é interno, envolto de orações, súplicas, jejuns e exames necessários sobre a nossa conduta. Você está preparado para receber e celebrar a vinda de Jesus nesta terra? Como essa verdade tem feito diferença em sua vida?

Maria ao receber a notícia do anjo sobre o que Deus havia planejado para a vida dela, respondeu: “(...) Aqui está a serva do Senhor; que se cumpra em mim conforme a tua palavra. ” Lc 1:18. E assim, Maria aceitou e cumpriu sua missão com humildade, alegria e obediência, mesmo com todas as dificuldades que se apresentaram durante o caminho.

Como você tem respondido ao chamado do Senhor neste natal? Como você tem se preparado? Há na sua vida resquícios de humildade, alegria e obediência a vontade de Deus? Sua vida tem sido frutífera? O que está dirigindo a sua vida?

Maria gerou a expectativa de nossa redenção em seu útero, superando cada dificuldade com confiança em Deus. O tempo de espera de Maria foi o tempo de preparação. Dela, do seu esposo e de todos que aguardavam o nascimento do menino Jesus para que tudo o que havia sido profetizado pudesse se cumprir.

Nestes últimos dias que antecedem o nascimento de Jesus, se você ainda não começou, o que acha de começar a se preparar para recebê-Lo com pureza, alegria e com uma fé fortalecida? No natal celebramos uma esperança viva, não uma estória fantasiosa e irreal. Prepare-se, alegre-se e receba-O crendo sem vacilar em dias melhores, sonhando com sua volta gloriosa, porque este evento ainda não se concretizou, mas para quem crê, sabe que “Ele virá e não tardará” (Hebreus 10:37). Deus não nos faltará. Maranata!

Com amor,
Esther Melo.


Comentários

O conteúdo dos comentários abaixo é de responsabilidade de seus autores e não representa a opinião deste portal.
Sobre o autor
Esther R. A. Melo
Cristã, escritora, advogada. Especialista em Direito Civil. Secretária-Geral da Comissão Especial de Direito e Liberdade Religiosa. Vivendo pela fé – e escrevendo sobre isto.
Ver mais artigos do autor

Instagram

Desenvolvido por HB Digital