Segunda-Feira, 21 de Abril de 2025

Seminário de percepção ambiental é promovido pela Reserva Ecológica Santo Antônio

Professores municipais e colaboradores das Usina Santo Antônio e Camaragibe apresentaram propostas para que o meio ambiente seja sempre tema presente nas atividades educacionais e empresariais.


Por Anobelino Martins I AlaNorte Notícias
Publicada em 18/08/2017 às 17:27 - Atualizada em 19/08/2017 10:01


Seminário de percepção ambiental na Reserva Ecológica Santo Antônio I Foto: Carlos Henrique

Com a participação das escolas municipais de São Luís do Quitunde, Matriz de Camaragibe e Passo de Camaragibe, a Reserva Ecológica Santo Antônio, do Grupo Santo Antônio, promoveu na última quarta-feira (16) um seminário de percepção ambiental com o corpo docente das Escolas e com os colaboradores da empresa. O projeto visa o surgimento de novas propostas que favoreçam o ensino da educação ambiental nas escolas dos munícipios. 

O seminário teve inicio às 8h com as boas vindas do coordenador de Gestão Ambiental do Grupo Santo Antônio, Marcos André, que acolheu os professores e colaboradores. Marcos André falou sobre os projetos ambientais que são desenvolvidos pelo grupo Santo Antônio, no Posto Avançado da Reserva da Biosfera Reserva Serra D'água, da Usina Camaragibe e o sub-posto Reserva Garabú, da Usina Santo Antônio. O coordenador falou ainda sobre a importância do ensino ambiental nas escolas e como as Usinas Santo Antônio e Camaragibe estão dispostas a participar deste processo de educação e conscientização ambiental. 


Palestra do coordenador de Gestão Ambiental, Marcos André I Foto: Carlos Henrique 

A gerente socioambiental do Grupo Santo Antônio, Claudia Maranhão, também esteve presente no seminário e participou das atividades. O instituto de Preservação da Mata Atlântica (IMPA), parceiro das atividades ambientais da Reserva, também esteve presente na pessoa de seu presidente, Fernando Pinto, e seus membros, que participaram ativamente do seminário. 

Em seguida, os participantes foram divididos em dois grupos para fazerem a trilha ecológica da Reserva. Após a trilha, foi oferecido um café da manhã para os participantes que, em seguida, se direcionaram para o auditório onde ouviram a fala do ambientalista e especialista em meio ambiente Fernando Pinto, que palestrou sobre a reintrodução do pássaro Alagoano Mutum nas Matas do Estado de Alagoas. O biólogo Luciano Barbosa, falou em seguida, explanou sobre os tipos de animais peçonhentos e suas particularidades. 


Café da manhã após a trilha I Foto: José Carlos 


Palestra do ambientalista Fernando Pinto I Foto: José Carlos 

O almoço foi servido no refeitório da Usina e em seguida os participantes voltaram às atividades do seminário, conhecendo o centro de produção de mudas da reserva, apresentado pelo biólogo Carlos Henrique. Foi ainda realizada uma dinâmica, que teve como objetivo fomentar a capacidade criativa de todos, num entrosamento mútuo dos docentes com os colaboradores da empresa.  

Para encerrar as atividades do evento foi realizada, entre os participantes, uma oficina de elaboração de projetos ambientais. A fim de serem executados nas escolas e na empresa. Cada grupo de professores, de suas respectivas cidades, assim como os colaboradores das usinas Santo Antônio e Camaragibe, apresentaram propostas para que o meio ambiente seja sempre tema presente nas atividades educacionais e empresariais.


Comentários

O conteúdo dos comentários abaixo é de responsabilidade de seus autores e não representa a opinião deste portal.

Instagram

Desenvolvido por HB Digital