As ações para o perÃodo junino pretendem alcançar 1,5 milhões de pessoas com o slogan da campanha ‘360º a Gonzagão’.
Por Correio 24 horas
Publicada em 01/06/2017 às 22:48 - Atualizada em 01/06/2017 22:55
O São João é a festa mais popular da região nordeste e supera até mesmo o Carnaval na participação popular nas cidades do interior. Na Bahia, um dos estados nordestinos que mais recebem visitantes neste período, com espaço para festas, comidas típicas e atrações diversificadas tanto em ambientes públicos, quanto nos privados.
Tamanha visibilidade atrai marcas interessadas em aumentar a visibilidade de seus produtos e a comunicação com o público consumidor. Quatro meses depois de ficar fora do Carnaval de Salvador - que este ano teve patrocínio exclusivo da Skol - a A Cervejaria Schin aposta nas festas juninas para manter os 20% de participação de mercado que ostenta na Bahia. E para isso inicia hoje (31/5) sua própria campanha junina. Na Bahia, são 29 festas e eventos patrocinados. O valor não é divulgado pela empresa, mas o gerente de marketing da Schin, Bruno Picirello, afirma que o investimento na campanha corresponde a 25% do orçamento anual para a comunicação da marca.
A campanha foi construída como uma homenagem a Luiz Gonzaga, um dos ícones do Nordeste e das festas juninas. O músico pernambucano, cujo o acervo é de mais de 600 músicas, irá estampar as mais de três milhões de latinhas cerveja de 350 ml e 473 ml - a primeira será comercializada na Bahia e a segunda em Pernambuco. Parte da obra também será usada nas peças de divulgação do produto no mês de junho. As ações para o período junino pretendem alcançar 1,5 milhões de pessoas com o slogan da campanha ‘360º a Gonzagão’.
Produto
No rótulo das latinhas de cerveja que serão comercializadas no próximo mês, haverá a inscrição do tema da campanha “São João do jeito que o povo gosta”. A fórmula das latas personalizadas na data segue a estratégia da empresa que no ano passado trouxe rimas exclusivas criadas para a situação.
Além da homenagem ao nordestino, a cervejaria irá patrocinar 29 eventos, destes, 21 já estão confirmados nas cidades de Porto Seguro, Eunápolis, Serrinha, Vitória da Conquista, Jequié, Alagoinhas, Petrolina, Itiruçu, Itagí, Caldas do Jorro, Barrolândia, Belmonte, São Domingos e Brumado.
Em Salvador, a parceria será com o Governo do Estado, no patrocínio de eventos como o Forró Boa Praça. Além deste, outros eventos da programação junina acontecerão entre os dias 15 e 24 de junho com patrocínio da cervejaria. No total, a ação pretende alcançar mais de 200 mil pessoas na capital.
O gerente de marketing da Schin, Bruno Piccirello, destaca a importância em patrocinar festas juninas voltadas a comunidade nordestina. (Foto: Divulgação)
Para o gerente de marketing da Schin, Bruno Piccirello, a campanha com o Luiz Gonzaga tem a missão de reforçar a cultura nordestina. “Escolher Gonzagão foi uma forma de retribuir o carinho que os nordestinos têm com a marca, que é bastante popular em Salvador, na Bahia e nordeste. Além disso, o sanfoneiro dispensa apresentação, porque quando falamos em São João, lembramos automaticamente dele”, diz.
O ritmo de Luiz Gonzaga resgata o forró pé-de-serra, que é um dos carro-chefe nas cidades do interior baiano. “Com o patrocínio de festas populares, cerca de 15, estaremos onde as pessoas estão e este será um grande ganho para a marca”, completa o gerente.
A empresa apostará também em campanhas nas mídias tradicionais, redes sociais, rádios e televisão abertas com um filme de 30 segundos que estreia em rede nacional na quinta-feira (1) e seguirá até o início de julho. Nas redes sociais e nas latas, será usada a hashtag #eternogonzagao, a fim de tornar o produto mais próximo dos públicos.
Festas
Dos 21 eventos em que a cerveja irá patrocinar haverá mistura entre o tradicional e o atual, com eventos como o Forró do Sfrega, em Senhor do Bonfim, Forró Tôa a Tôa, em Vitória da Conquista, Forró Coffee, em Itiruçu. Além da Bahia, haverá eventos em Aracaju, em Sergipe, no São João da Fazenda Boa Luz.
No estado do Pernambuco, a cervejaria manterá a parceria com o São João da Capitá. Nesta festa, é recriado o típico ambiente junino, com forró pé-de-serra, xote e baião de mais de 30 artistas em palcos e salões. A Schin apoia ainda do Festival de Quadrilhas da Globo Nordeste, evento tradicional que busca valorizar e difundir as festas e manifestações culturais da época.
Investimento e mercado
Para produção da bebida, a cervejaria detém uma estrutura da companhia Brasil Kirin, que tem 12 fábricas no país e 15 produtos no catálogo, entre energéticos, sucos, refrigerantes e cervejas.
Na Bahia, a fábrica fica em Alagoinhas, cuja capacidade de produção é de 100 milhões de litros e 1.400 pessoas são empregadas direta e indiretamente. De acordo com o gerente de produção, os períodos de maior atividade são justamente o verão e o São João.
O estado da Bahia é responsável por mais de 20% do consumo no país, e em Salvador é a segunda marca mais popular. A Schin faz parte do segundo maior grupo de cervejaria que atua no Brasil e em fevereiro foi adquirida pelo grupo holandês Heineken, que, com a aquisição, se torna a terceira maior do mundo.
Assista o comercial: