Serão ofertados diversos cursos técnicos em várias áreas em parceria com o SENAI
Por Redação I AlaNorte NotÃcias
Publicada em 27/05/2017 às 12:03 - Atualizada em 27/05/2017 12:14
O Padre Gilberto Antônio da Paróquia Dom Bosco em Matriz de Camaragibe, junto com os demais Padres e com parcerias entre SENAI e prefeitos da Região Norte de Alagoas, estão em conversa para montar até agosto deste ano um espaço de formação profissional para tirar os jovens da zona de risco, dando oportunidade de cursos técnicos gratuitos com 650 vagas disponíveis. A primeira reunião ocorreu no dia 10 e a segunda aconteceu nesta quinta-feira (25), às 9h30 no Centro Juvenil Dom Bosco, em Matriz de Camaragibe.
O Pároco Gilberto, pensando na qualidade de vida dos jovens da Região e no aumento da violência que assusta os municípios, teve a ideia de utilizar o espaço do Centro Juvenil Dom Bosco para oferecer formação que pudesse, de alguma maneira, tirar esses jovens da ociosidade e contribuir com sua formação profissional.
“A nossa formação salesiana no mundo é de promover a juventude. Nós vemos que muitos jovens entram na marginalidade porque lhes faltam, muitas vezes, oportunidades, sejam no âmbito familiar, social ou cultural. Temos experiência bem sucedida de jovens que estavam até na prisão, nas ruas, sem querer estudar e tiveram a oportunidade de aprender uma profissão e se desenvolveram imensamente, hoje são bons cristão, honestos cidadãos, pais de famílias, empreendedores”, argumentou o Padre Gilberto.
O coordenador Allan Souza, junto do analista Cícero dos Anjos do SENAI, orientou o Padre e formulou um projeto que envolvesse a comunidade. “O Padre colocou sua ideia no dia 10 deste mês pra gente desenhar um programa para a região, no Centro Juvenil, e hoje apresentamos as propostas para os prefeitos e representantes”, ressaltou Allan.
Serão ofertados os cursos de operador de computador, assistente administrativa, mecânico de motor álcool e gasolina, eletricista de automóveis, padeiro, eletricista de baixa tensão entre outros.
Para o Padre do Passo de Camaragibe, Luiz Antônio, essa é uma oportunidade para capacitar os jovens da cidade e melhorar até mesmo o turismo do município, que é uma rota turística. “Nós enquanto lideranças dos municípios, estamos preocupados em ter uma mão-de-obra qualificada. Primeiro para dignificar o potencial que as pessoas do município têm. Isso é uma visão que a igreja tem justamente com os poderes públicos da área Norte, sobretudo dos nossos munícipes”, comentou o Padre Luiz.
O jovem Ricardo Almeida, morador de Matriz de Camaragibe, teme o aumento da violência em sua cidade. “Aqui quem têm condições para cursar uma faculdade é bom, mas quem não tem? Esses cursos irão ser muito bons para todo mundo que deseja ter uma profissão e assim que abrir as inscrições vou fazer a minha”, disse Ricardo.
De acordo com o Padre Gilberto foram enviados convites para todos os prefeitos da Região Norte e alguns promotores. Mas, até o momento, só a prefeitura de São Luís do Quitunde não se posicionou.