O espetáculo na histórica Igreja Matriz é aberto ao público e vai contar com a apresentação da tradicional orquestra Sete de Setembro
Por Esmerino Neto | AlaNorte NotÃcias, com Assessória
Publicada em 10/03/2017 às 17:28 - Atualizada em 10/03/2017 20:49
O projeto “Narrativas em Movimento” desembarca em Porto Calvo, Região Norte do Estado, neste sábado (11) às 20h30. O espetáculo que une som, luz e imagens será na matriz da Igreja de Nossa Senhora da Apresentação, construída em 1610, no centro da cidade. Nos dias 8, 9 e 10 os produtores do Núcleo Zero estarão promovendo uma oficina com pessoas locais.
O jornalista e produtor Raphael Barbosa comenta sobre alguns objetivos do projeto. “É despertar o sentido do pertencimento da própria história de uma maneira especial, de um modo diferente. É a valorização da própria história e da cidade. É emocionar as pessoas sempre com a própria cultura vista de uma nova maneira”, disse Barbosa.
Os produtores estão destacando na oficina, a história do município nas paredes da igreja. A abertura do evento será com o hino de Porto Calvo, acompanhado de projeções que vai narrando e mostrando as imagens da cidade histórica. As imagens projetadas são das lendas portocalvenses, também terão destaques os versos poéticos de Lêdo Ivo sobre Calabar e seguindo com a programação os personagens que compõe a história do município: Domingos Fernandes Calabar, Clara Camarão, Zumbi, Guedes de Miranda, Aurélio Buarque de Holanda e padre Expedito Barbosa.
O espetáculo na histórica Igreja Matriz é aberto ao público e vai contar com a apresentação da tradicional orquestra Sete de Setembro. A secretária Municipal de Cultura, Maria Terezinha de Oliveira têm uma estimativa que mil pessoas possam acompanhar o show de sons e imagens.
O projeto
“Narrativas em Movimento” pode ser definido como uma versão contemporânea das caravanas circenses, que na era pré-televisiva, levavam entretenimento para as cidades do interior do Brasil.
O projeto passa por seis cidades históricas do interior de Alagoas propondo a criação de vídeos sobre lendas regionais, memórias familiares das pessoas locais. Os conteúdos são projetados em prédios históricos e nos espaços públicos mais representativos para a comunidade, fortalecendo a visão do alagoano de sua terra e riqueza cultural.
O projeto já visitou os municípios de Marechal Deodoro, União dos Palmares, Piranhas, Penedo, Coqueiro Seco e agora desembarca em Porto Calvo.