Porto Calvo e União dos Palmares ganham espaço cativo no bicentenário alagoano
Por Ascom Governo de Alagoas
Publicada em 08/02/2017 às 18:09 - Atualizada em 08/02/2017 18:13
A história da região Norte de Alagoas será contada de outra forma, confirma o governador Renan Filho que esteve com representantes do movimento negro na tarde desta segunda-feira, 6, no Palácio Museu Floriano Peixoto. Acesso à Serra da Barriga, em União dos Palmares, também foi garantido.
Ele assegurou que durante as comemorações do bicentenário de emancipação de Alagoas – festejados este ano de 2017 – "equipamentos turísticos nos municípios de Maceió, Baixo São Francisco, regiões Norte e Zona da Mata, serão recuperados para fazer o alagoano, sobretudo, o turista, visitar estas regiões".
Foto: Ascom Governo de Alagoas
Renan Filho quer aproximar o cidadão alagoano das histórias que enriqueceram mais de 200 anos de Alagoas – antes e depois de sua emancipação. Ele exemplificou as batalhas em Porto Calvo; os cabanos; a Serra da Barriga, em União dos Palmares; o legado de Aurélio Buarque de Holanda, em Passo de Camaragibe; entre outros. Durante a Bienal do Livro deste ano, publicações que retratem a história e a cultura do povo alagoano serão os grandes destaques da feira.
"Tudo que for simbólico em nossa história, temos que resgatar e mostrar ao alagoano. Fazer uma divulgação especial em hotéis para incentivar o turismo histórico, quilombola e ribeirinho", explicou o governador.
Entre os ícones citados no encontro, a arte em argila de dona Irinéia, na Serra da Barriga; a gastronomia afro; museu Maria Mariá, e do romancista Jorge de Lima, em União dos Palmares.
O representante da Fundação Palmares, Zulu Araújo, passou para o governador a necessidade – e a urgência – do asfaltamento do acesso à Serra da Barriga. Renan Filho tranquilizou os demais líderes presentes e confirmou que a ordem de serviço deve ser assinado brevemente e o acesso será concluído ainda este ano, como parte dos festejos pela passagem dos 200 anos de Alagoas.
"A obra ganha prioridade para o Governo do Estado e ainda este ano vamos entregar. A rodovia é fundamental para o fortalecimento da Serra", confirmou o governador diante das lideranças do movimento negro, que exaltaram a abertura no diálogo com o Estado.