Vacinação obrigatória de bovinos e bubalinos deve ocorrer no perÃodo de 1º a 30 de novembro; em maio passado cobertura foi de 97,4%
Por Agência Alagoas
Publicada em 26/10/2016 às 23:47
A Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal) realiza, nesta quinta-feira, dia 27, às 10h, no Parque da Pecuária, o lançamento oficial da segunda etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa de 2016 com uma vacinação simbólica de animais.
O evento, que contará com a presença do governador Renan Filho e do secretário de Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura, Álvaro Vasconcelos, além do presidente da Adeal, Rui Alves, será realizado na Associação dos Criadores de Alagoas (ACA). A vacinação obrigatória de bovinos e bubalinos ocorrerá no período de 1º a 30 de novembro.
A meta do órgão de defesa é vacinar 100% do rebanho alagoano que compreende mais de 1,1 milhão de animais. Deste total, pouco mais de 800 são bubalinos. Na etapa passada, realizada em maio, a cobertura vacinal foi de 97,4%.
O índice mínimo de cobertura vacinal exigido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) é de 80%. Todos os 102 municípios ultrapassaram a meta mínima de referência.
Após o término da campanha, que ocorrerá no dia 30 de novembro, o criador tem até o dia 15 de dezembro para fazer a declaração da vacinação e atualizar os dados cadastrais.
Além de contar com mais de 80 escritórios da Adeal, o criador também tem a opção de fazer a declaração on line com a emissão do documento e da Guia de Trânsito Animal eletrônica (e-GTA) no próprio site da Adeal (www.adeal.al.gov.br).
De acordo com a Adeal, o criador que não fizer a vacinação e a declaração estará sujeito ao pagamento de multa e estará impedido de retirar a Guia de Trânsito Animal (GTA), sendo proibido de transitar e ou comercializar os animais.