Estado teve dois ouros e três bronzes na competição, que se encerrou na quinta-feira (29)
Por Agência Alagoas
Publicada em 01/10/2016 às 08:29 - Atualizada em 01/10/2016 08:35
Alagoas encerrou sua participação nos Jogos Escolares da Juventude (JEJ) com cinco medalhas: duas no judô, duas no handebol e uma no futebol de salão. A etapa infantil dos JEJ (12 a 14 anos) foi disputada de 20 a 29 de setembro em João Pessoa, na Paraíba, e contou com a presença de atletas de todo o país.
Na primeira fase, das modalidades individuais, os alagoanos conquistaram duas medalhas no judô: um bronze com Adilson Verdino, da Escola Estadual Theonilo Gama e um ouro com Maria Eduarda Mata, da Escola Estadual Saturnino Souza, de Matriz de Camaragibe.
Já nas modalidades coletivas, o Estado foi bronze com o handebol feminino do Colégio Madalena Sofia e o futsal masculino do Colégio Intensivo e ouro com o handebol masculino do Colégio Monteiro Lobato.
O chefe da delegação de Alagoas, Emanuel Amaral, destaca que, este ano, a participação alagoana foi melhor do que nos JEJ infantil de 2015. “Este ano, tivemos duas medalhas a mais. Naquele ano, em Fortaleza, conquistamos duas pratas com o futsal masculino do São José e basquete masculino do SEB COC, além do bronze com o handebol feminino do Madalena Sofia”, recorda.
Campeões
Os três técnicos campeões das modalidades coletivas ressaltam a importância dos títulos, consequência de um trabalho de dedicação e perseverança.
“Trazer este ouro para o handebol masculino de Alagoas é muito importante, pois há muitos anos não conseguíamos um título de campeão brasileiro, o que é ainda mais especial pelo fato de termos enfrentado equipes fortíssimas como Goiás, Distrito Federal e Rio Grande do Sul”, frisa José Carlos Silva, o “Carlinhos”, técnico do Monteiro Lobato.
Para Maria Cícera Oliveira, técnica do handebol feminino do Madalena Sofia, tão especial quanto repetir o bronze de 2015 é subir para a segunda divisão dos JEJ em 2017. “Ser bronze em uma competição onde estão os melhores do Brasil é maravilhoso, visto que serve de incentivo para que mais pessoas se interessem em praticar handebol em Alagoas”, avalia.
Rafael Braga, técnico do futsal do Intensivo, também chama atenção para a importância da conquista para o fortalecimento do esporte em Alagoas. “Esta medalha veio como consequência de um trabalho de esforço e dedicação. Por dois anos consecutivos, o Estado se manteve no pódio do futsal masculino: em 2015, com o São José e, este ano, conosco. Isso é muito importante e esperamos que Alagoas possa crescer ainda mais no futsal”, disse Rafael.
Juvenil
Os JEJ terão continuidade em novembro, com a disputa da etapa juvenil, de 15 a 17 anos, em João Pessoa, no período de 10 a 19. “Acredito que teremos uma competição muito boa no juvenil, pois boa parte dos atletas já é experiente e esteve nos Jogos no ano passado”, estima Emanuel Amaral.
Ainda em novembro, além do juvenil, Alagoas também participa da disputa dos Jogos Paraescolares, em São Paulo.