Sábado, 28 de Dezembro de 2024

No adeus à Rio 2016, Mineirão vê luta pelo bronze entre Honduras e Nigéria

Belo Horizonte sedia a disputa pelo terceiro lugar no futebol masculino, que vale medalha inédita para ambos países


Por Globo Esporte
Publicada em 20/08/2016 às 09:48


Mais de 100 mil torcedores passaram pelo Mineirão em 10 jogos da Olimpíada 2016 (Foto: Divulgação/Minas Arena)

É hora de dizer adeus, Mineirão. Neste sábado, na disputa da medalha de bronze do futebol masculino, o Gigante da Pampulha se despede da Rio 2016. Honduras e Nigéria se enfrentam, às 13h (de Brasília), e fazem a despedida da capital mineira na Olimpíada. Ao todo, serão dez jogos na capital mineira, com mais de 100 mil torcedores no estádio e episódios históricos - como os 10 a 0 da Alemanha sobre Fiji, a classificação emocionante da seleção feminina do Brasil nos pênaltis sobre a Austrália e os gritos irônicos de "Zika" da torcida para a goleira dos EUA, Hope Solo.

O bronze representa muito para as duas seleções. A Nigéria, com seis participações em Olimpíadas, já tem um ouro (Atlanta 1996) e uma prata (Pequim 2008) no futebol, mas ainda está em branco no quadro geral de medalhas da Rio 2016. Honduras busca um feito ainda maior: o primeiro pódio da nação na história dos Jogos. Para a partida desta tarde, a expectativa não é de um Mineirão lotado. O estádio deve receber cerca de 12 mil torcedores.

A seleção de Honduras foi uma grande surpresa nos Jogos Rio 2016. Eliminou a Argentina na primeira fase, a Coreia do Sul nas quartas de final, até cair diante do Brasil. Apesar da goleada de 6 a 0 sofrida para os brasileiros, na semifinal no Maracanã, os hondurenhos comemoram muito a possibilidade de fazer história com a medalha inédita.

Contra o Brasil, a seleção de Honduras começou com Luis López; Pereira, Jhonatan Paz, Johnny Palacios, Vargas e Brayan Garcia; Espinal e Acosta; Elis, Quioto e Lozano. Mas o atacante Anthony Losano deixou o campo com uma lesão leve. Outra dúvida é o zagueiro Palacios, que falhou no gol relâmpago de Neymar, mas deve jogar. O treinador Jorge Luis Pinto ainda explica que a equipe deve ter outras alterações.

- Nós dependemos da condição física de Anthony (Losano), mas devemos ter duas mudanças. Estamos conscientes das responsabilidades de cada um, mas o que aconteceu com Palacios pode acontecer com qualquer um no futebol. Com relação ao Anthony, ele está na fisioterapia, mas trabalhou quase 100% no último treino. Vamos esperar. 

Apesar de ter chegado em cima da hora para a disputa do torneio olímpico, a Nigéria se classificou como a melhor seleção do grupo B, com duas vitórias. A equipe africana passou pela Dinamarca nas quartas de final, mas foi derrotada pela Alemanha na semi. A decepção por ficar fora da briga pelo ouro dá lugar à empolgação pelo bronze inédito e pelo primeiro pódio nesta Olimpíada.

Para conquistar o bronze inédito, a Nigéria deve ir a campo com Emmanuel Daniel, Muenfuh Sincere, Abdullahi Shehu, William Ekong e Stanley Amuzie; Usman Muhammed, John Obi Mikel e Okechukwu Azubuike; Sadiq Umar, Aminu Umar e Imoh Ezekiel.


Comentários

O conteúdo dos comentários abaixo é de responsabilidade de seus autores e não representa a opinião deste portal.

Instagram

Desenvolvido por HB Digital