O próximo encontro para avaliação da Rede de Atenção à Saúde será realizado com os municÃpios da Região Norte
Por AlaNorte NotÃcias, com Ascom Sesau
Publicada em 18/08/2016 às 10:17 - Atualizada em 18/08/2016 10:26
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) avaliou, nesta quarta-feira (17), a Rede de Atenção à Saúde implantada nos municípios de Murici, Joaquim Gomes, Santana do Mundaú, Branquinha, União dos Palmares, São José da Laje, Ibateguara, Colônia Leopoldina, Campestre, Jundiá e Novo Lino. A oficina ocorreu no auditório do Memorial à República, localizado no bairro Jaraguá, em Maceió.
A Rede de Atenção à Saúde foi estabelecida pelo decreto 7.508, de junho de 2011, visando organizar os serviços disponibilizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) nos municípios. Cabe também à Rede fortalecer as ações por meio de uma gestão compartilhada da Rede de Ações e Serviços de Saúde, entre os governos federal, estadual e municipal.
Para Sônia Moura, apoiadora do Ministério da Saúde em Alagoas, a Rede de Atenção à Saúde veio para superar a fragmentação dos serviços desenvolvidos no Estado e, assim, tentar diminuir as desigualdades nos municípios.
“A regionalização é o norte para podermos organizar de forma eficaz os serviços de Atenção à Saúde, principalmente para garantir o acesso resolutivo e de qualidade à população”, evidenciou.
O próximo encontro para avaliação da Rede de Atenção à Saúde será realizado com os municípios de Jacuípe, Maragogi, Porto Calvo, Japaratinga, Porto de Perdas, São Miguel dos Milagres, Passo de Camaragibe, São Luís do Quitunde e Matriz de Camaragibe, que fazem parte da 2ª Região de Saúde de Alagoas.