O brasileiro travou uma disputa emocionante com o alemão Sebastian Brendel
Por ESPN
Publicada em 16/08/2016 às 20:33
Isaquias Queiroz está na história do esporte brasileiro. O baiano da pequena Ubaitaba, a 'cidade das canoas', ganhou a prata nesta terça-feira na categoria C1 1.000m e deu a primeira medalha olímpica da canoagem ao Brasil, com tempo de 3min58seg529.
O brasileiro travou uma disputa emocionante com o alemão Sebastian Brendel, que levou a melhor nos metrôs finais, fechou em 3min56seg926 e ficou com o ouro, o bi, já que ganhara também em Londres-2012. Serghei Tarnovschi, da Moldávia, ficou com o bronze - terminou a prova com 4 minutos.
Mas o feito de Isaquias é gigante. Ele, que ainda competirá em duas provas no Rio, fez o que nenhum brasileiro conseguira na história da canoagem, modalidade que o Brasil só estreou em Jogos em Barcelona-1992.
Isto horas depois de Thiago Braz fazer algo idêntico no salto com vara, neste caso, levando o ouro.
E Isaquias não perdeu para um desconhecido. Brendel é o atual campeão mundial da categoria e já na eliminatória olímpica, na segunda, fizera o melhor tempo da classificação, com o brasileiro em segundo.
Isaquias já ganhou o Mundial de canoagem em provas individuais, mas nas duas vezes foi na categoria C1 500m, que já foi Olímpica.
Além disso, essa não é a única vez que Isaquias entrará nas águas da Lagoa Rodrigo de Freitas. Na quarta-feira, ele buscará vaga para a final da categoria C1 200m - prova na qual ficou com o ouro no Pan-Americano de 2015; a disputa por medalha é na quinta; na sexta, o brasileiro tentará se classificar na C2 1.000m com o parceiro Erlon de Souza - a briga por pódi é no sábado.