Estado reduziu de 50 para 28 municÃpios no Mapa do Turismo Brasileiro. Ministério do turismo divulgou levantamento nesta terça-feira (12)
Por Do G1 AL
Publicada em 13/07/2016 às 09:52
O número de cidades de Alagoas com potencial turístico diminuiu quase pela metade entre as edições de 2013 e de 2016 do Mapa do Turismo Brasileiro, segundo dados do Ministério do Turismo divulgados nesta terça-feira (12).
De acordo com o Mapa, o estado reduziu de 50 para 28 o número de municípios na lista. Eles fazem parte de seis regiões turísticas.
São elas Agreste (Arapiraca e Palmeira dos Índios); Caminhos do São Francisco (Água Branca, Delmiro Gouveia, Olho D'Água do Casado, Pão de Açúcar, Penedo, Piaçabuçu e Piranhas); Costa dos Corais (Japaratinga, Maragogi, Paripueira, Passo de Camaragibe, Porto Calvo, Porto de Pedras, São Miguel dos Milagres); Lagoas e Mares do Sul (Barra de São Miguel, Coruripe, Feliz Deserto, Marechal Deodoro e Pilar); Metropolitana (Maceió); e Quilombos (Cajueiro, Mar Vermelho, Murici, São José da Laje, União dos Palmares e Viçosa). Em todo o país, foram identificados 2.175 municípios em 291 regiões turísticas.
De acordo com a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur), os novos critérios de mapeamento usados pelo Ministério do Turismo foram importantes para incluir na lista somente municípios compromissados com a atividade turística. Todos os 102 municípios alagoanos passaram por capacitações, mas somente 28 conseguiram apresentar a documentação necessária e se enquadrar nos critérios exigidos.
Eles foram distribuídos em 5 categorias, de acordo com a Categorização dos municípios das Regiões Turísticas do Mapa do Turismo Brasileiro. O instrumento serve para identificar o desempenho da economia do turismo para tornar mais fácil a identificação e apoio a cada um.
Dentro da metodologia, as cidades contempladas nas categorias A, B e C contam com 95% dos empregos formais em meios de hospedagem, 87% dos estabelecimentos formais de meios de hospedagem, 93% do fluxo doméstico e têm fluxo internacional.
Já o conjunto de municípios dos grupos D e E, reúnem características de apoio às cidades geradoras de fluxo turístico. Muitas vezes são aquelas que fornecem mão-de-obra ou insumos necessários para atendimento aos turistas.
Apenas Maceió faz parte da categoria A. Arapiraca e Maragogi, estão na B. Na categoria C fazem parte Japaratinga, São Miguel dos Milagres, Marechal Deodoro, Barra de São Miguel, Coruripe, Penedo e Delmiro Gouveia.
A categoria D é a que mais possui municípios. São eles: Porto Calvo, Porto de Pedras, Passo de Camaragibe, Paripueira, Pilar, São José da Laje, União dos Palmares, Cajueiro, Viçosa, Mar Vermelho, Piaçabuçu, Feliz Deserto, Pão de Açúcar, Piranhas, Água Branca e Murici. Já na E, apenas Olho D'Água do Casado está incluído.