Apenas Passo de Camaragibe se destaca positivamente na avaliação
Por Tomaz Araújo/AlaNorte NotÃcias
Publicada em 10/06/2016 às 17:27 - Atualizada em 11/06/2016 10:35
O Ministério Público Federal (MPF) divulgou na última quarta-feira (8), a segunda avaliação do Ranking Nacional da Transparência, que mostra o grau de cumprimento de leis referentes à transparência no Brasil, em uma escala que vai de zero a dez.
Em Alagoas, Maceió está entre os portais da transparência melhor avaliado no Estado, obtendo o primeiro lugar com nota 9,50. Uma Diferença de 0,5 referente a primeira pesquisa realizada no ano de 2015.
Na Região Norte do Estado, a situação ainda é crítica. Segundo o Ranking, no município de Barra de Santo Antônio, cidade com pouco mais de 15 mil habitantes, está faltando transparência. A cidade obteve nota 0 no ano passado e continua com a mesma nota na última pesquisa.
Em Matriz de Camaragibe, cidade distante 115 km da capital, a mesma situação se repete. O Ranking apontou que sua nota foi de 0 em 2015 e novamente 2016. Maragogi, Paripueira e Porto de Pedras, cidades do Litoral Norte, também tiraram 0 nas duas avaliações.
São Luís do Quitunde, município com pouco mais de 34 mil habitantes, não conseguiu manter o número 4 da avalição da transparência de 2015. Segundo a avaliação do Ranking Nacional da Transparência, este ano de 2016, sua nota caiu para 1,20. Uma diferença negativa de 2,8.
São Miguel dos Milagres, também deu uma leve caída na sua transparência. Com pouco mais de 7 mil habitantes, o município, em 2015 marcou 3,2 na avaliação, porém este ano sua nota caiu para 3.
O município de Japaratinga, em 2015, seu portal da transparência obteve uma nota de 1,8. Este ano, sua avaliação chega a 3,00. Uma diferença positiva para a cidade.
No município de Porto Calvo, segundo aponta Ranking Nacional, a transparência de seu portal continua mínima. Na avaliação do ano passado, Porto Calvo conseguiu uma nota de 0,2. Este ano a diferença foi pouco significante, a nota não passou de 0,4.
O grande destaque entre a cidade da Região Norte de Alagoas, no Ranking Nacional de transparência é a cidade de Passo de Camaragibe. Na primeira avaliação o município conseguiu uma nota de 4,3. Agora, na segunda avalição subiu para 7,90.
Nos casos onde não houve esclarecimentos das contas da administração pública acima, ou seja nota 0, além das ações civis públicas que cobram o cumprimento das leis de transparência, o MPF-AL analisa a possibilidade de responsabilização dos gestores por meio de ações de improbidade administrativa.
Nesta segunda avaliação foi considerado o Portal atual, que foi lançado em dezembro de 2015 com melhorias nas consultas já existentes, nova aparência e visualização gráfica dos dados.
A lista completa de todos os 102 municípios de Alagoas você confere no endereço abaixo: