Domingo, 12 de Janeiro de 2025

Estado volta a atrasar pagamento do Pronatec e prejudica cursos técnicos

Secretaria de Educação não lançou novo edital e aguarda aprovação de Orçamento


Por Cada Minuto
Publicada em 04/02/2016 às 09:53


Aula de um dos cursos do Pronatec (Divulgação)

Cursos profissionalizantes do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) continuam enfrentando problemas de falta de pagamento e estão parando por falta de profissionais. Professores, alunos, supervisores e coordenadores estão com quase três meses de salários atrasados. Não bastasse esta situação que se arrasta desde o início de 2015, o governo não realizou os prometidos editais para novos professores.

Em municípios como Barra de Santo Antônio e São Luiz do Quitunde, apenas um professor comanda aulas em três cursos profissionalizantes. E a evasão de estudantes também vem sendo agravada, devido ao fato de os bolsistas terem recebido apenas em dezembro de 2015, valores relativos ao mês de novembro.

“O número de alunos sem receber é grande. E não há explicação por parte do setor financeiro da Secretaria de Estado da Educação [SEE]. Não entendemos a falta de pagamento, porque os servidores fixos e monitores da educação vêm recebendo normalmente. Além disso, a Secretaria prometeu lançar edital para contratação de novos professores em outubro, mas não até agora, nada”, criticou o professor Edvan Azevedo, que faz parte de uma comissão de professores que atuam no Pronatec de Alagoas.

Os editais que viabilizaram a contratação dos atuais professores vencem a partir de maio. E de acordo com a assessoria de imprensa da SEE, o novo edital está em fase de elaboração.

Sobre os atrasos de pagamento a assessoria da SEE também afirmou que espera que a Assembleia Legislativa do Estado aprove o Orçamento de 2016 para liberar os salários e bolsas do Pronatec.

Até que haja uma solução para esta situação, os cursos seguem convivendo com a mesma precariedade e desestímulo que acompanharam alunos e professores ao longo de 2015.


Comentários

O conteúdo dos comentários abaixo é de responsabilidade de seus autores e não representa a opinião deste portal.

Instagram

Desenvolvido por HB Digital