Vagas de reposição são para os programas Mais Médicos e Provab. Inscrições podem ser feitas pelo site do programa até esta sexta (15)
Por G1
Publicada em 13/01/2016 às 12:33
O Ministério da Saúde oferece vagas em 21 municípios de Alagoas para profissionais da saúde dentro do Programa de Provisão de Médicos do Ministério da Saúde, que inclui o Programa Mais Médicos e o Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica (Provab).
De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) de Alagoas, dois editais preveem o preenchimento de vagas abertas devido ao fim do contrato, que é de um ano para o Provab e de três anos para o Mais Médicos, ou por pedidos de demissão decorrentes de problemas de saúde dos profissionais.
Segundo a coordenadora dos programas federais em Alagoas, Ivana Pita, essa reposição no é natural. "O contrato do Provab com o médico tem duração de um ano, após esse período tem que haver uma reposição nas vagas que estiverem desistentes".
Os interessados em concorrer a uma das vagas, devem efetuar a inscrição por meio do site do Mais Médicos até sexta-feira (15).
Os municípios que necessitam do reforço de médicos na Atenção Básica são Boca da Mata, Japaratinga, Marechal Deodoro, Atalaia, Limoeiro de Anadia, Maceió, Estrela de Alagoas, Girau do Ponciano, Campo Alegre, Campo Grande, Porto Calvo, São José da Laje, São Sebastião, Igaci, Taquarana, Arapiraca, Delmiro Gouveia, Feira Grande, Junqueiro, Rio Largo e Viçosa.
De acordo com dados da Sesau, em Alagoas existem 250 médicos atuando em 67 municípios que aderiram ao Mais Médicos. Eles têm direito a uma bolsa no valor líquido de R$ 10 mil, além de outros benefícios custeados pelo Ministério da Saúde, como moradia, alimentação, recesso de 30 dias, ajuda de custo e contribuição previdenciária.