Quinta-Feira, 03 de Abril de 2025

Secult anuncia homenageadas da 8ª edição do Prêmio Mulheres que Escrevem Alagoas

Cerimônia de premiação acontece no dia 20 de março, na Biblioteca Pública Estadual Graciliano Ramos, como parte das comemorações do Mês da Mulher


Por Daniel Borges / Ascom Secult
Publicada em 14/03/2025 às 17:42


Prêmio Mulheres Escrevem Alagoas celebra escritoras que transformam a literatura com suas vozes e narrativas / Divulgação

A 8ª edição do Prêmio Mulheres que Escrevem Alagoas, promovido pelo Governo de Alagoas, através da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult), acontecerá no dia 20 de março, às 10h, no auditório da Biblioteca Pública Estadual Graciliano Ramos, em Maceió. A cerimônia, que integra as ações do Mês da Mulher, celebrará a contribuição das escritoras alagoanas para a valorização da literatura no estado.

Nesta edição, serão homenageadas dez escritoras que se destacam por suas obras e trajetórias em diferentes gêneros literários. As premiadas são: Márcia de Assis, Érika Santos, Rosely Frazão, Luciene Torres de Albuquerque, Luana Teixeira, Lany Silva, Gisela Pfau de Carvalho, Cláudia Lins, Gleiciane Sales e  Milena Maria Testa.
Para a secretária de Estado da Cultura e Economia Criativa, Mellina Freitas, o Prêmio Mulheres que Escrevem Alagoas é um importante reconhecimento à contribuição feminina na literatura estadual.
“Valorizar as escritoras alagoanas é uma forma de fortalecer nossa identidade cultural e incentivar outras mulheres a darem voz às suas histórias e perspectivas. O Governo de Alagoas tem o compromisso de fomentar a produção literária feminina, ampliando cada vez mais os espaços de visibilidade para essas escritoras”, destacou a gestora.
A coordenadora do Sistema de Bibliotecas Públicas de Alagoas e supervisora da Biblioteca Pública reforçou a importância do evento para a valorização da escrita feminina. “Nosso estado é rico em produções literárias de mulheres talentosas que muitas vezes não tiveram o devido reconhecimento. O prêmio é uma oportunidade de celebrar essas vozes e fomentar o acesso à literatura produzida por escritoras alagoanas”, afirmou.
Conheça as escritoras homenageadas:
Márcia de Assis - Natural do Rio de Janeiro e radicada em Maceió, é professora e pós-graduada em psicopedagogia. Iniciou sua carreira literária com obras como Vidas (1996) e Morte (1998), e atualmente se dedica-se à literatura infantil.
Érika Santos - Natural de Maceió, é pesquisadora em Linguística e autora dos livros Procurar o Mar é Exercício Noturno (2022) e Flores Floresta (2024). Seus textos foram publicados em diversas plataformas, e ela foi vencedora do concurso Poesia & Utopia e semifinalista do prêmio Carolina Maria de Jesus.
Rosely Frazão - Pedagoga pelo Cesmac, especialista em Gestão Pública e Inspeção Educacional. Ganhadora do Prêmio Mérito Acadêmico, foi autora do livro infantil AZ! (2020) e de poemas premiados. Atuou como Consultora Pedagógica no CESMAC e, atualmente, é discente em Gestão Educacional na Ufal e diretora de Políticas Públicas da Secretaria Municipal de Educação de Paripueira.
Luciene Torres de Albuquerque - Natural de Igaci, Luciene Torres é graduada em Letras e Pedagogia, mestre e doutora em Ciências da Educação. Professora de Língua Portuguesa e coordenadora pedagógica, ela também ministra oficinas de contação de histórias e Literatura de Cordel. Com diversas publicações e participação em coletâneas e concursos, Luciene é membro da Academia Alagoana de Literatura de Cordel.
Luana Teixeira - É escritora, professora e pesquisadora, atuando principalmente na literatura infantil. Ela escreve poemas, contos e crônicas e pesquisa sobre a História de Alagoas. Também é gestora de projetos culturais, com foco na democratização da literatura.
Lany Silva - Natural de Alagoas, é autora de "A Amizade Faz Bem" e terapeuta emocional. Formada em Ciências Contábeis e especializada em Docência, encontrou sua paixão pela educação e escreve histórias infantis para ajudar crianças a enfrentar desafios de forma lúdica.
Gisela Pfau de Carvalho - É escritora, pesquisadora e administradora, com vasta experiência na área de museus e memória. Atuou na instalação e coordenação de memorialistas como o Pontes de Miranda e Hélio Cabral. É colaboradora do ABC das Alagoas e tem artigos publicados em várias revistas e jornais.
Cláudia Silva - Radicada em Maceió, atua há mais de 20 anos como autora, editora e produtora cultural, com mais de 30 livros publicados. Pós-graduada em Literatura Infantil e Contação de Histórias, pesquisa o folclore ribeirinho e lidera o portal e a editora Mundo Leitura. Já participou de feiras, bienais e projetos de incentivo à leitura em diversos estados do Brasil.
Gleiciane Sales - Pedagoga e pós-graduada, é educadora, palestrante e diretora de bandas em Penedo-AL, onde também coordena ações ambientais. Apaixonada pela cultura alagoana, atua na preservação das tradições locais. Em breve, lançará o livro "Raízes das Águas: versos livres de Piaçabuçu".
Milena Maria Testa – Alagoana, graduada em Arquitetura/Urbanismo e Direito, e pós-graduada em Crítica Literária. Autora de contos, cordéis e autoficção, sua obra explora o cotidiano e as memórias. Premiada pela Academia Alagoana de Letras e pelo Prêmio Carolina Maria de Jesus, lançará novos poemas em 2025.


Comentários

O conteúdo dos comentários abaixo é de responsabilidade de seus autores e não representa a opinião deste portal.

Instagram

Desenvolvido por HB Digital