Espaço conta com profissionais especializados e prontos para orientar e acolher as mamães
Por Joyce Marques / Ascom Sesau
Publicada em 16/01/2025 às 18:23
A Sala de Apoio à Amamentação do Hospital da Mulher, localizado em Maceió, realizou 3.688 atendimentos individuais em 2024. O espaço foi criado para fortalecer e apoiar puérperas e colaboradoras durante o processo de amamentação, e dispõe de profissionais especializados para orientar e acolher as mamães, poltronas e geladeira para armazenamento do leite materno.
O ambiente é seguro para que mães e bebês sintam-se confortáveis enquanto o vínculo entre ambos se fortalece. O aleitamento materno proporciona inúmeros benefícios à mãe e ao recém-nascido, e é recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), exclusivamente, aos seis meses de vida, podendo ser prolongada até os 2 anos de idade.
A enfermeira da Sala de Amamentação, Larissa Cardoso, explica que, além do espaço exclusivo, as profissionais também realizam visitas ao leito para orientar as mães e tirar dúvidas sobre o aleitamento materno.
“Todos os dias realizamos visitas nas enfermarias, onde é feita avaliação das mamadas, se a mãe está bem, se o bebê está sugando bem; também perguntamos se elas estão sentindo alguma dificuldade durante o aleitamento materno e as orientamos sobre a pega correta para evitar fissuras nos seios, ordenha manual e a importância do leite materno para a saúde do bebê”, disse a profissional.
Em 2024, a Sala de Amamentação do Hospital da Mulher também alcançou um marco importante para o estado. Após avaliações técnicas, o espaço foi habilitado pelo Ministério da Saúde (MS) depois de cumprir os requisitos preconizados pelo órgão para o funcionamento.
“É um grande marco para a Saúde de Alagoas a habilitação da Sala de Amamentação. Em qualquer lugar do estado em que uma mãe deu à luz no Hospital da Mulher, ela volta para a sua casa, para a sua cidade com todas as informações e orientações, e caso ela tenha algum problema, ela tem autonomia de saber o que fazer, pois foi preparada por nossa equipe”, completou a enfermeira Larissa Cardoso.
A paciente Jaqueline Batista deu à luz ao pequeno Anthony na maternidade do HM e falou sobre a experiência com a amamentação. “Entrei em trabalho de parto e recebi ajuda e apoio da doula e da equipe que me ajudou até o nascimento do meu filho. Tive um pouco de dificuldade no início da amamentação, e com ajuda da enfermeira da Sala de Amamentação, estou conseguindo dar de mamar muito bem e alimentar meu bebê. Meu desejo é amamentá-lo até os 3 anos”, disse.