Vendedor de frutas passou por procedimento no Hospital do Coração Alagoano, unidade referência em transplantes no estado
Por Neide Brandão / Ascom HCA
Publicada em 13/01/2024 às 14:41
A saúde pública de Alagoas realizou o primeiro transplante de fígado, inteiramente pelo Sistema Único de Saúde (SUS), no Hospital do Coração Alagoano, em Maceió. A cirurgia é um feito histórico para o Governo do Estado.
O paciente Ricardo Cavalcante Ferreira, de 49 anos, natural da capital alagoana, recebeu nesta sexta-feira (10) um novo fígado em uma cirurgia que durou cerca de cinco horas. Pai de seis filhos, ele enfrentava problemas de saúde há anos, com diagnóstico de cirrose hepática, mas sempre manteve a confiança na vida e no tratamento.
Ricardo trabalha como vendedor de frutas no Centro de Maceió e disse que parou de beber há seis anos, como também abandonou o cigarro há um ano e oito meses. Ele descreveu o transplante como uma segunda chance de viver.
“Eu estou muito agradecido, isto sim! Este hospital me acolheu e cada um aqui já faz parte da minha história. Passei por algumas unidades de saúde antes do diagnóstico e chego ao transplante confiante no sucesso, primeiramente por Deus e, depois, pela equipe que sempre me incentivou à cura”, afirmou o paciente, emocionado.
A filha caçula, Lígia Erilane de Oliveira, 24, empresária, que o acompanhou no hospital, destacou a força e a resiliência do pai. “Meu pai é um guerreiro. Ele sustentou a todos nós, mesmo diante das dificuldades e problemas de saúde, e nunca se abateu. Estou muito feliz, mas também ansiosa pela complexidade da cirurgia”, contou.