Sábado, 19 de Abril de 2025

Moradores relatam susto e tensão com passagem de vendaval em Matriz: “Saiu levando tudo"

A moradora Maria de Fátima, por exemplo, disse que nunca viu algo parecido no local


Por Por Gazetaweb
Publicada em 18/07/2024 às 06:09


“O vento foi forte”, disse Benedito, morador de Matriz do Camaragibe à TV Gazeta sobre a passagem do vendaval pela cidade, na manhã desta quarta-feira (17). Ele conta que, quando percebeu, a casa já estava destelhada e o vento “acabando com tudo”. Quem presenciou o fenômeno relatou momentos de tensão e de desespero. A moradora Maria de Fátima, por exemplo, disse que nunca viu algo parecido no local.

Pelo menos 30 casas e cinco ruas foram atingidas pelo vendaval. Fiações ficaram expostas nas vias, antenas ficaram danificadas, imóveis foram destelhados, energia precisou ser desligada, entulhos ficaram espalhados pela cidade. Os moradores das residências afetadas tiveram que ir para casas de parentes.

 

“A pancada do vento foi forte viu. Foi forte”, disse Benedito. “Quando dei fé, já vi o vento em cima da casa destelhando e acabando com tudo. Fiquei no bequinho, o vento passou e quando o vento passou voltei para casa, já tinha caído tudinho”, relatou ele à TV Gazeta, dizendo que, em 74 anos, “nunca tinha visto uma coisa dessa” na cidade.

 

Já a moradora Maria de Fátima afirmou que ouviu um forte barulho. “Foi um papoco. Meu menino estava tomando banho. Abriu a porta, correu de toalha e disse: ‘Mainha o que foi isso?’. Eu disse: ‘Não sei’. Vim atrás da minha casa e voou a telha para o outro lado. Corri para fora e já vi a bagunça. E disse: ‘Meu Deus que bagunça, meu Jesus’. Fiquei me tremendo todinha”, disse Maria de Fátima.

 

“Um negócio muito rápido. Um vento muito rápido. Não estava chovendo muito. Foi um vento, um negócio muito incrível mesmo. Uma coisa que a gente nunca viu aqui, nunca aconteceu”, disse Cristiane.

 

Uma escola da rede municipal teve o forro deslocado com a passagem do vento. Segundo Paulo Nascimento, segurança da instituição, as crianças ficaram desesperadas e se reuniram no pátio da escola.

 

“Na hora que começou a balançar, as crianças começaram a ficar desesperadas, o pátio começou a ficar cheio de criança e o vento muito forte suspendeu as telhas, mas graças a Deus que Deus deu o livramento a todos que estavam aqui presentes. Uma coisa muito séria mesmo”, afirma Paulo Nascimento.

A Equatorial foi acionada para fazer o desligamento da energia. A Defesa Civil de Matriz do Camaragibe inspecionou os imóveis afetados e orientou a saída dos moradores até que as residências sejam reparadas.

 

A Defesa Civil da cidade disse que não tinha previsão de que iria ocorrer um vendaval na região e que havia sido emitido apenas alerta de chuvas fracas e moderadas. "Portanto, foi algo atípico", disse Wesley da Costa Araújo, coordenador do órgão.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) havia alertado para o risco de vendaval em Água Branca, Canapi, Delmiro Gouveia, Inhapi, Mata Grande e Pariconha.

 

 


Comentários

O conteúdo dos comentários abaixo é de responsabilidade de seus autores e não representa a opinião deste portal.

Instagram

Desenvolvido por HB Digital