Terça-Feira, 22 de Abril de 2025

Alagoana de 75 anos se inscreve no Enem:

Alagoana de 75 anos se inscreve no Enem:


Por Por Gazetaweb
Publicada em 24/06/2023 às 04:35


Thiago Ataíde / Ascom Seduc

A estudante alagoana de 75 anos, Maria Cícera Paulino, ou “Vó Maria”, como é carinhosamente chamada pelos colegas de turma, carrega consigo uma determinação que salta aos olhos. E mesmo após cinco décadas longe da sala de aula, ela decidiu retomar os estudos para realizar o sonho de concluir o ensino superior.

Com o apoio da escola, a estudante da modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA) se inscreveu no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e diz que não vai desistir enquanto não alcançar a aprovação na universidade federal.

“Eu tinha muita vontade de terminar os meus estudos, mas, na minha juventude, tive muita dificuldade. Lembro-me que, à época, deixei de estudar porque a única escola disponível ficava longe da minha cidade. Devido à distância, meu pai não permitiu que eu continuasse estudando. Por isso, abandonei a escola quando eu tinha 20 anos. Não concluí o ensino médio, mas, hoje, quero abraçar todas as oportunidades de aprender cada vez”, garantiu Maria.

“Mesmo depois de tanto tempo, nunca desisti de terminar os estudos. Foi quando eu soube que teria essa chance de voltar para a escola. Minha filha me apoiou muito e, então, resolvi me inscrever no Vem Que Dá Tempo. Estudei, fiz a prova, e passei. Já não me vejo em casa, com a mente parada. Quero continuar estudando e aprendendo. Foi por isso que também me inscrevi no Enem, e irei, sim, realizar meu maior sonho, que é cursar uma faculdade”, completou.

Implementado em 2021 com o objetivo de acelerar a recuperação da aprendizagem e facilitar o reingresso dos estudantes evadidos da rede estadual, o programa Vem Que Dá Tempo segue transformando a realidade dos alagoanos. É com ele que a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) garante a quem deseja concluir os estudos a chance de retornar à sala de aula, por meio da modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA), assim como fez Maria Cicera. E com a ampliação dos polos de oferta, o programa passou a contar com 133 unidades espalhadas por todo o estado, alcançando, assim, cada vez mais pessoas.

*Com assessoria


Comentários

O conteúdo dos comentários abaixo é de responsabilidade de seus autores e não representa a opinião deste portal.

Instagram

Desenvolvido por HB Digital