Apesar do nome, ela não terá mudança na coloração; nome dado por povos nativos dos Estados Unidos faz referência à flor que desabrocha nessa época do ano.
Por Por G1 AL
Publicada em 05/04/2023 às 15:36 - Atualizada em 05/04/2023 16:24
Se o tempo não estiver nublado, os alagoanos poderão apreciar a 'Lua Cheia Rosa de Páscoa' nas primeiras horas desta quinta-feira (5), perto de 1h30, no horário de Brasília.
Para observar o fenômeno não é necessário nenhum equipamento. "É como apreciar a Lua Cheia de todo o mês, só que agora ela aparentará ser um pouco maior", explicou o professor Adriano Aubert, responsável pelo Observatório Astronômico da Secretaria de Estado da Educação (Seduc).
Apesar de ser chamada de 'Lua Rosa', não significa que ela vai aparecer rosa no céu. O nome foi dado por povos nativos dos Estados Unidos porque a flor desabrocha nessa época do ano, quando é primavera no Hemisfério Norte.
"Normalmente, esse adjetivos 'rosa', 'azul', 'Lua de sangue' são dados em algumas regiões da Terra e estão associados a alguns fenômenos como frio do outono ou floração de plantas em uma região da Europa ou Estado Unidos, ou até mesmo fenômenos como eclipses lunares brilhantes, nos quais a Lua fica bem avermelhada, daí o nome 'Lua de sangue", afirmou o professor Adriano Aubert.