Evento histórico: “Só Amar em Versos” é o primeiro livro lançado na cidade de São Luís do Quitunde
Por Gin Santos
Publicada em 16/02/2014 às 11:27 - Atualizada em 23/03/2023 11:37
Há muito tempo São Luís do Quitunde não presenciava um evento, de tamanha grandeza e importância cultural, como o do último sábado (15). Esta noite entra para a história da cidade, o poeta escritor quitundense Anobelino Martins lança a sua primeira obra, o livro Só Amar em Versos, devolve a nossa cidade ao cenário literário.
O momento é histórico e merece todo registro para posteridade, os quitundenses têm o dever de aplaudir esse literato que surge com tanta vontade de mostrar o seu trabalho e de fazer com que a cidade deslanche para a literatura.
Apesar de São Luís do Quitunde ser berço natural de alguns autores consagrados do passado, em toda a história da cidade, nenhum livro foi de fato lançado em solo quitundense até agora.
O evento
O Restaurante Lá em Casa foi o local escolhido para essa grandiosa noite de lançamento e de autógrafos. Estiveram presentes autoridade locais e visitantes, além de familiares e amigos convidados.
Durante o evento aconteceram declamações de poemas do autor, nas vozes de Adriano Nascimento, Liliane Lopes, Avaristo Martins. Além de interpretações musicais com os irmãos do poeta, Avaristo e Arivaldo Martins que reversaram no vocal, violão e percussão, com as participações especiais de Keila Bachot e Alice Mendes.
O também poeta, Carlinhos Nordeste, fez a sua poesia brejeira em homenagem ao conterrâneo. Ginaldo dos Santos destacou a importância da obra literária para a cidade e ressaltou a Família Martins, os filhos de Seu Abdias, que se destacam em diversas áreas do conhecimento humano.
O pároco da cidade de Passo de Camaragibe, Padre Antonio Junior, marcou presença e agradeceu por Anobelino Martins enveredar pela literatura, “a cidade de São Luís só tem a ganhar com isso”, enfatizou. O pároco de São Luís do Quitunde, Padre Arnaldo Bernardo, também esteve presente e parabenizou o poeta, falou que ele estava realizando o sonho de muitos de nós, que não temos, muitas vezes, coragem de se aventurar ou mesmo de levar adiante os nossos projetos.
O irmão do escritor, o repórter Abidias Martins, fez um discurso emocionante, numa cronologia maravilhosa ele contou a trajetória do seu irmão e do apoio do seus pais que sempre fizeram o que puderam para ver seus filhos estudando, coisa que na época deles nunca tiveram a oportunidade de chegar até o fim dos estudos.
Também estiveram presentes o prefeito da cidade, Eraldo Pedro, e os ex-prefeitos Júnior Pedro e Demerval Tenório (Tuta), com os seus respectivos apoiadores. A festa seguiu com os autógrafos, boa música e muitas fotos de lembranças dessa noite marcante em São Luís do Quitunde, que muda para sempre o cenário literário da cidade.
Acompanhe a entrevista dada por Anobelino Martins, sobre o seu primeiro livro, no dia 17 de fevereiro de 2014: