Por TNH1 - Gabriel Amorim*
Publicada em 01/03/2023 às 10:58
A Copa do Brasil 2023 recebe a segunda leva de jogos da primeira fase da competição. Os representantes alagoanos ASA, CSA e CRB estreiam nesta quarta-feira (1º) em busca da classificação para a próxima fase.
A atual edição do torneio nacional recebeu aumento no valor das cotas em todas as fases e continua sendo a competição mais lucrativa do país. Em caso de classificação, os regatianos irão embolsar R$ 1,4 milhão; já o Alvinegro e o Azulão vão receber R$ 900 mil nos cofres. A diferenciação nos valores das cotas segue o critério da distribuição dos clubes nas divisões do Campeonato Brasileiro.
ASA - Classificado para a semifinal do Campeonato Alagoano, o Alvinegro é o único representante do estado que tem a obrigação de vencer para seguir na Copa do Brasil. Às 19h, o Asa joga diante do seu torcedor, no estádio Coaracy da Mata Fonseca, no duelo contra a equipe do Goiás. A equipe goiana joga pelo empate como mostra o regulamento (leia abaixo) e vai embalado para Arapiraca, após golear o Goiânia por 8 a 3 no jogo de ida das quartas de final do estadual.
Veja as prováveis escalações:
CRB - Líder isolado da primeira fase do Alagoano, o Galo viaja até Mato Grosso para enfrentar a equipe do União Rondonópolis. Com a vantagem do empate, o time treinado por Umberto Louzer entra em campo às 20h, no estádio Luthero Lopes, após poupar os titulares no último jogo contra o Murici, no domingo (26).
Veja as prováveis escalações:
CSA - Após o vexame no último domingo, quando não conseguiu a classificação para as fases finais do Campeonato Alagoano, o Azulão joga suas atenções para a Copa do Brasil. O clube viajou até o estado do Pará para enfrentar a equipe do Tuna Luso. Às 15h30, no estádio Francisco Vasques, o CSA joga pelo empate para se classificar.
Veja as prováveis escalações:
Regulamento - Assim como no ano passado, as duas primeiras fases da Copa do Brasil serão disputadas em jogos únicos. Na primeira fase, os melhores colocados no ranking da CBF serão visitantes e jogam pelo empate.
Já na segunda fase, os mandos de campo já foram definidos por sorteio prévio. Caso se classifiquem, o ASA enfrenta, fora de casa, o vencedor de Águia de Marabá ou Botafogo-PB; o CRB joga diante do seu torcedor contra Operário-MS ou Operário-PR; e o CSA, também em casa, encara a equipe do Brusque - que se classificou após vencer o Marília por 3 a 0.
Nenhum clube chega à segunda fase com vantagem. Assim, em caso de empate, a decisão sairá da disputa de pênaltis.