Por Cada Minuto - Assessoria
Publicada em 07/02/2023 às 17:34
A política do controle de natalidade de cães e gatos agora é lei em Maceió. A proposta foi apresentada pela vereadora Teca Nelma ainda no início de seu mandato, que já acumula mais de 15 leis em favor dos direitos animais na capital alagoana. A lei foi promulgada pela presidência da Câmara Legislativa no último dia 25 de janeiro.
“A promulgação desta lei faz justiça à situação calamitosa que vivemos hoje em relação aos animais em Maceió. O número de animais errantes e se proliferando livremente na cidade é muito alto e precisa ser encarado como um problema de saúde pública, visto que esses animais estão suscetíveis a contrair zoonoses que podem ser danosas para toda população”, defendeu a vereadora.
Segundo a lei, o objetivo da Política de Controle de Natalidade “é o controle reprodutivo para as espécies animal: caninos e felinos domésticos, em situação de vida livre (errante)”. Especifica ainda que “todos os animais das espécies: caninos e felinos, domésticos, em situação de vida livre [...] estando saudáveis, e encontrando-se em situação de abandono, deverão obrigatoriamente ser esterilizados (castrados)”.
Desde o início do seu mandato Teca se mostrou preocupada com o descontrole reprodutivo dos animais em Maceió. Com o Castramóvel Rosa percorreu mais de 10 bairros da cidade e castrou gratuitamente 500 animais, entre gatos e cães. Além disso, a vereadora, que também é vice-presidente da Comissão de Meio Ambiente e Defesa dos Direitos Animais da Câmara, já protocolou mais de 15 leis que versam sobre o bem-estar e os direitos animais em Maceió.