Por Cada Minuto - Assessoria
Publicada em 03/02/2023 às 16:01
Porto Calvo avança na saúde primária do município e é destaque nos indicadores do Previne Brasil, saindo do 4,92 em 2020 para 9,33 em 2023. A divulgação da nota aconteceu no último sábado, dia 28. Em relação às outras cidades, a terra de Calabar também subiu no ranking em Alagoas e no Brasil. Esse é um ganho para a Prefeitura de Porto Calvo.
O município de Porto Calvo ficou em terceiro lugar na Região Norte, atingindo a nota Índice Sintético Final (ISF) de 9,33, sendo a nota máxima 10,0. Com o novo método de avaliação do Ministério da Saúde, a terra de Calabar agora ocupa a 34 posição entre os municípios alagoanos. O Previne Brasil mostra os dados de forma clara.
Para a secretária de saúde, Silvana Marinho, os Indicadores de Desempenho do Programa Previne Brasil norteiam o financiamento das ações da Atenção Primária em Saúde prestada pelas Equipes de Saúde de todos os municípios do Brasil. “Quando iniciamos a gestão a nota de Porto Calvo era 4,92, fomos trabalhando com respeito e responsabilidade e hoje esse é o resultado. Fazer saúde não é fácil, mas quando fazemos com amor tudo fica mais fácil. É um grande ganho para o nosso município. A nossa prefeita Eronita Sposito tem se dedicado bastante para que a saúde da nossa cidade seja exemplo”, ressalta Marinho.
O Previne Brasil monitora sete indicadores de saúde: consultas de pré-natal; atendimento odontológico na gestação; realização de exames para Sífilis e HIV em gestantes; cobertura de exames citopatológicos; vacinação contra poliomielite inativada e de pentavalente; acompanhamento de pessoas hipertensas; e solicitação de hemoglobina glicada para pessoas com diabetes.