Imunização tinha sido suspensa por falta de doses enviadas pelo Ministério da Saúde. Com estoque reabastecido, também está disponível a aplicação das doses de reforço.
Por G1 Alagoas
Publicada em 03/02/2023 às 15:32
A vacinação contra Covid de crianças de 5 a 11 anos, com a Pfizer Pediátrica, e de bebês de 6 meses a crianças de 4 anos, com a Pfizer Baby, foi retomada em Maceió nesta sexta-feira (3). A imunização deste público tinha sido suspensa por falta de doses, que não estavam sendo enviadas pelo Ministério da Saúde (veja locais de vacinação no final do texto).
A imunização com a Pfizer Pediátrica foi suspensa em dezembro de 2022. Já a vacinação com a Pfizer Baby tinha sido suspensa no dia 23 de janeiro, também por falta de doses.
Além de dar seguimento ao esquema vacinal de crianças que estejam com doses pendentes, a secretaria municipal de Saúde também deu início à aplicação da dose de reforço. A medida segue recomendação do Ministério da Saúde, por meio do Programa Nacional de Imunizações (PNI).
“A dose de reforço deverá ser administrada 120 dias após a segunda dose. Não há recomendação de intervalo entre as vacinas Covid-19 e as demais vacinas do Calendário Nacional de Vacinação em crianças a partir de 6 meses de idade”, destaca Eunice Amorim, gerente de Imunização de Maceió.
As crianças também podem ser imunizadas com a CoronaVac, disponível para a segunda dose nos pontos de vacinação no Maceió Shopping e no Pátio Shopping.
Para vacinar o público de 6 meses a 11 anos, é necessário que as crianças estejam acompanhadas dos pais. Caso a criança esteja acompanhada de outro responsável é necessário o preenchimento do Termo de Assentimento para Vacinação Infantil além da cópia do documento de identificação do pai ou mãe. O documento ficar retido no ato da vacinação.
Os responsáveis devem apresentar o próprio documento de identificação com foto e documentação da criança, que deve ser RG ou Certidão de Nascimento, Caderneta de Vacinação e CPF ou Cartão SUS.