Candidato têm até 31 de janeiro para realizar a inscrição do curso que oferta 40 vagas. As aulas começarão em fevereiro, no Campus Maragogi
Por Instituto Federal de Alagoas - Bartolomeu Honorato
Publicada em 11/01/2023 às 19:05 - Atualizada em 11/01/2023 19:14
As inscrições para o curso técnico em Serviços de Restaurante e Bar, integrado ao ensino médio, foram prorrogadas até 31 de janeiro de 2023. A ampliação do prazo foi divulgada pelo Instituto Federal de Alagoas, Campus Maragogi, no fim do ano passado.
O edital informa que é preciso ter 18 anos até o dia da matrícula e ter concluído o ensino fundamental para se inscrever no processo seletivo de preenchimento de 40 vagas da capacitação técnica.
O documento diz ainda que não é cobrada taxa de inscrição ao candidato e que 70% das vagas em disputa são destinadas a quem cursou todo o ensino fundamental em escola pública ou equivalente. Essa reserva inclui também renda familiar por pessoa, autodeclaração étnica e existência de deficiência reconhecida.
A inscrição é feita presencialmente pelo candidato na Coordenação de Registros Acadêmicos do Campus Maragogi (Rod. AL 101 norte, Km 139, Peroba), das 8h às 16h. Conforme edital, o interessado precisa levar ao local documento oficial com foto, CPF (caso o número não conste do documento oficial com foto), frente e verso do Histórico Escolar e do Certificado de Conclusão do Ensino Fundamental e outros documentos (itens 3.2 e 5). Na Coordenação, o interessado ainda vai preencher formulário com informações pessoais.
O edital mostra ainda que a seleção será realizada em etapa única e levará em conta a idade e o tempo que os inscritos concluíram o Ensino Fundamental. Um candidato com 52 anos de idade e que terminou a 8ª série do antigo 1º grau há mais de 20 anos teria 25 pontos na seleção, por exemplo (item 4.1).
O Serviço em Restaurante e Bar ocorrerá na modalidade de Educação de Jovens e Adultos e é gratuito. A formação funcionará no horário das 18h30 às 22h, no Campus Maragogi, e possui 2.200 horas distribuídas em 6 semestres.
O curso técnico em Serviços de Restaurante e Bar conta com salas de aula, auditório, biblioteca, cantina e laboratórios de informática, inglês e espanhol. Há também ambientes que correspondem à cozinha e ao Restaurante para a realização de atividades de ensino-aprendizagem nas áreas de alimentos e bebidas, bar, restaurante, cafeteria e eventos.
Segundo a coordenadora dessa capacitação, Artemísia Soares, o estudante vai aprender: a supervisionar o serviço de alimentos e bebidas no salão, no bar e em eventos; coordenar o atendimento ao cliente no estabelecimento e em eventos; coordenar equipes de serviço de salão e bar; aplicar controles operacionais em relação a vendas, equipamentos, utensílios e manutenção da infraestrutura; monitorar o recebimento, a entrada, a saída e o armazenamento de mercadorias em estoque; colaborar com a elaboração e a revisão de cardápios;
Conforme Artemísia Soares, a criação dessa formação atende às necessidades identificadas em estudos realizados pelo Ministério do Turismo e por demandas apontadas por entidades civis, gestores públicos, empresários e trabalhadores de municípios integrantes da APA Costa dos Corais.
“A relevância socioeconômica do turismo para toda a Costa dos Corais justifica a demanda por cursos no eixo tecnológico do turismo, hospitalidade e lazer, como o que aqui se apresenta, a fim de que se possa contribuir para o desenvolvimento socioeconômico da região, qualificação dos trabalhadores e, consequentemente, possibilidades de melhoria na qualidade de vida de todos”, enfatizou a professora.