Após dois anos sem atrações devido à pandemia, capitais brasileiras retomam shows com artistas nacionais e queima de fogos para comemorar o Ano Novo.
Por G1 Alagoas
Publicada em 30/12/2022 às 16:27
Ao menos 23 capitais brasileiras confirmaram que terão festa para comemorar a chegada de 2023 com apresentações musicais e queima de fogos. Algumas delas estão retomando os eventos agora, após uma pausa de dois anos devido à pandemia de Covid-19: em 2022, Boa Vista foi a única capital que teve festa de Réveillon. As demais cancelaram as comemorações ou mantiveram apenas a queima de fogos.
Confira a seguir as capitais que confirmam atrações para o Réveillon 2023:
Em Aracaju (SE), a apresentação acontece na Orla da Atalaia. A festa começa às 21h, do dia 31 de dezembro, com shows de Big Love, Jão, Diogo Nogueira e Ninha da Bahia. Veja a programação divulgada pela prefeitura:
A famosa Estação das Docas, em Belém, vai embalar a virada do ano para 2023 com vários shows e a tradicional queima de fogos. Serão oito horas de celebração, que começará às 21h do dia 31 de dezembro e irá até às 4h do dia 1º de janeiro de 2023.
São dois palcos com apresentações de Arthur Espíndola, Pinduca, Banda Warilou, Sambloco Pagode, Elóy Iglesias e Bateria Show do Rancho.
Em Minas, a tradicional Praça da Liberdade, na Região Centro-Sul de Belo Horizonte, será palco para o Réveillon. Serão três estruturas com apresentações de grupos de funk, blocos carnavalescos e duelos de MCs.
Na programação, o público ainda pode esperar por apresentações de teatro, circo, batuque, dentre outras diferentes manifestações culturais. Um espetáculo de luzes, fogos de artifício silenciosos e projeções estão programados para ocupar o Palácio da Liberdade, com portões abertos ao público.
O "Réveillon do Parque Anauá", promovido pelo governo de Roraima, será no bairro dos Estados, na zona Leste de Boa Vista. Cassia Kyss, Emily Oliveira, Estevão Alves, Banda Magníficos, Marcos Noleto e DJ Larissa Merack são algumas das atrações confirmadas.
Já a queima de fogos terá duração de 10 minutos e será à beira do Lago dos Americanos.
Boa Vista foi a única capital que teve festa de Réveillon em 2022.
Brasília terá ao menos cinco locais com atrações: o Eixo Cultural Ibero-americano (antiga Funarte), a Prainha dos Orixás, em Gama, Ceilândia e Sobradinho. A programação atende a todos os gostos, com grupos locais e DJs presentes nos dois dias de evento e a atração principal da noite de Réveillon será a cantora Vanessa da Mata.
A festa começa simultaneamente em todos os lugares às 16h do dia 30 de dezembro, e haverá queima de fogos na virada em todos os locais.
Em Campo Grande, a festa acontece na Cidade do Natal, com shows do eletrônico ao pagode, além de apresentações culturais e queima de fogos. Haverá um desfile especial com mais de 30 personagens para as crianças e, depois, entram as atrações musicais: DJ Marcelo Nova, Banda On The Road e Fernandinho.
A Banda de Ontem dá o tom para quem for curtir a virada nos altos da Avenida Afonso Pena. O novo ano será recebido com queima de fogos sem efeitos sonoros.
Em Florianópolis, o palco, que ficará perto do trapiche da Beira-mar Norte, terá shows e 15 minutos de queima de fogos. As apresentações musicais começam a partir das 20h e também poderão ser vistas em quatro telões distribuídos perto do bolsão do trapiche.
A festa recebe a Banda de Pai pra Filho, Banda Iriê, Kako de Oliveira e a Banda Faraway. O show começa a partir das 20h e deve terminar por volta de 2h.
As comemorações em Fortaleza começam no dia 30 com shows de Jorge Aragão, Daniela Mercury, Luísa Sonza, Vanessa da Mata, Xand Avião e outras apresentações.
Já no dia 31, Alcione, Alceu Valença, Alok, Nando Reis e Luan Santana sobem ao palco para animar a galera. Eles se apresentam no Aterro da Praia de Iracema. Haverá fogos, mas sem barulho.
A festa em João Pessoa será no Busto de Tamandaré, entre as praias de Tambaú e Cabo Branco, e vai contar com apresentações dos cantores Ranniery Gomes, Nando Cordel e da banda Cavaleiros do Forró.
A programação definida pela Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope) também vai contar com o DJ Brazinha e a Dj Alne.
Em Maceió, a queima de fogos será realizada em vários pontos da cidade (veja locais abaixo). Os palcos receberão Batida Black, Thuca Martins, Pablo do Arrocha, João Lucas e Marcelo, O Rodo da Bahia, É o Tchan, Nathália Martins, entre outros artistas. A festa vai das 22h do dia 31 de dezembro e deve terminar às 4h do dia 1º de janeiro de 2023.
A prefeitura de Macapá anunciou que a festa contará com um trio elétrico, do Complexo do Araxá ao Mercado Central, levado pela banda Filhos da Bahia.
Foi confirmado show pirotécnico com fogos de artifício. O evento começa às 19h de sábado e deve ir até às 3h da manhã já do dia 1º de janeiro de 2023.
O "Réveillon Sustentável Manaus, Floresta Viva 2023" terá comemoração em três pontos: praia da Ponta Negra, na Zona Oeste, Orla do Amarelinho, no bairro Educandos e no Shopping Phelippe Daou, no bairro Cidade de Deus.
Entre as atrações locais confirmadas para o evento estão Mikael, George Japa, Rafa Militão, Uendel Pinheiro, Wendy Oha, Guto Lima e James. Também se apresentam Simone Mendes, ex-dupla com Simaria, além de Joyce Cândido e Marquinho Less.
Em Natal, estão previstos shows em Ponta Negra e na Redinha, com queima de fogos e shows. As atrações sobem ao palco às 19h30 do sábado (31), na Praça dos Gringos, em Ponta Negra, e às 22h30, na Redinha.
Entre as atrações, estão o cantor Luizinho Nobre e as bandas Perfume de Gardênia e Babado Novo.
A Praia da Graciosa, em Palmas, será palco da contagem regressiva para o ano novo. O evento começa 18h30 com o show do DJ Mateus Peres. Léo Pinheiro, Banda 1+1, a dupla César Menotti e Fabiano e Krys França e Banda também se apresentarão.
A festa da virada, no dia 31 de dezembro, ainda terá 10 minutos de queima de fogos de artifício e atrações regionais.
A virada de ano em Porto Alegre (RS) terá apresentações musicais e queima de fogos na Orla do Guaíba (veja a programação mais abaixo). Uma "arena" foi montada para que público tenha mais conformo. O espaço limitado terá acesso gratuito, mas será necessário registrar presença e retirar ingresso.
Em Porto Velho, a festa está marcada para começar às 19h30 do dia 31 de dezembro, na avenida Av. Farquar com a 7 de Setembro. Serão oito atrações musicais confirmadas: Allan Pop, Carol Baby, Ely Lima, Gata Forrozeira, Grupo D’Bobeira, Juninho Alê, Lamarão e Patrícia Morais.
Também está confirmada a tradicional queima de fogos à meia-noite.
A programação musical do Réveillon da capital pernambucana contará com Marcelo Falcão, Jorge Aragão, Michelle Melo, Almerio e Martins, Patusco e Maestro Forró.
Foram instalados dois palcos: o de Boa Viagem foi montado na frente do Edifício Acaiaca. Lá, a festa começa às 19h30 do dia 31. O outro está no Pina e a festa acontecerá na frente do antigo núcleo de segurança comunitário, começando às 20h de sábado.
Em Rio Branco, a festa está sendo organizada pelo governo do Acre no estádio Arena da Floresta. A dupla sertaneja Jads e Jadson será a atração principal e outras quatro bandas locais que devem se apresentar no evento.
Segundo a organização, está programada a queima de fogos por 15 minutos, mas sem barulho, seguindo a lei estadual.
A maior festa de Réveillon do país contará com dois palcos na orla de Copacabana:
Os 12 minutos de fogos terão uma homenagem a três dos maiores nomes da música brasileira que morreram em 2022: Elza Soares, Erasmo Carlos e Gal Costa.
Em Salvador a festa já começou no dia 28 de dezembro e vai até o primeiro dia de 2023. As atrações se apresentam na Arena Daniela Mercury, na Boca do Rio, e contará com show de fogos nos cinco dias.
Ivete Sangalo se apresentou no primeiro dia de festival. Claudia Leitte, como já tinha sido informado pela prefeitura, fará a contagem regressiva para 2023. Outras atrações confirmadas são Wesley Safadão, Zé Vaqueiro, Thiago Aquino, Léo Santana, Timbalada e Olodum.
A Avenida Litorânea será palco do Réveillon em São Luís, com apresentações do grupo Raiz Tribal, grupo Argumento, Bicho Terra, Taty Girl, Erickson Andrade, entre outros artistas. A programação começa na tarde do dia 31 e deve passar das 2h da manhã.
Segundo o governo, serão montados quatro pontos de queima de fogos de artificio: um na Praça do Pescador, outro ao lado do monumento da serpente (na Avenida Litorânea), um atrás do palco das apresentações, e mais um na região da Península. Ao todo serão 5 minutos de queima de fogos silenciosos.
A Avenida Paulista volta a receber a festa da virada de 2022 para 2023. Neste ano, serão 12 minutos de queima de fogos silenciosa, assim como em anos anteriores.
O palco, localizado entre as ruas Haddock Lobo e Bela Cintra, receberá Fafá de Belém com Aíla e Roberta Carvalho, Padre Fábio de Melo com Ziza Fernandes, o rapper Xamã, Tierry, Leonardo e a Escola de Samba Mancha Verde. Os shows começam às 17h de sábado e vão até às 2h de domingo.
A festa na capital capixaba terá queima de fogos e show em três palcos: na Praia de Camburi, Santo Antônio e na Ilha das Caieiras. Os espaços receberão o Olodum, a Escola de Samba Novo Império, Léo Lima, Filipe Fantin, Banda Prakatum e outros artistas.
Uma praça de alimentação será montada na praia de Camburi, além de food trucks que ficarão estacionados entre os quiosques 6 e 7.