Por Cada Minuto - Assessoria de Imprensa da Equatorial Alagoas
Publicada em 27/12/2022 às 20:21
“Gostei bastante de ter participado da Olimpíada. Tudo o que aprendi vai ser importante quando eu for para o ensino médio no ano que vem. Quero fazer desta premiação o ponto de partida para muitas outras”, comentou o estudante Ruan da Silva, que é um dos 345 medalhistas da Olimpíada Nacional de Eficiência Energética (ONEE) em Alagoas. Nesta terça-feira (27), ele e mais 18 jovens foram homenageados com medalhas de ouro, prata e bronze, além de notebooks, em uma solenidade realizada na Escola Professora Ana Neri Malheiro de Oliveira, em São Miguel dos Campos.
Em Alagoas, mais de quatro mil estudantes de escolas públicas e privadas se inscreveram no certame, que tem como objetivo propagar o uso adequado da energia elétrica. Apoiado pela Equatorial e promovido anualmente pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), a competição também contou com premiados de outros 27 municípios do Estado.
São eles: Arapiraca, Barra de Santo Antônio, Barra de São Miguel, Boca da Mata, Branquinha, Coité do Nóia, Coruripe, Delmiro Gouveia, Girau do Ponciano, Junqueiro, Lagoa da Canoa, Maceió, Maravilha, Maribondo, Messias, Minador do Negrão, Murici, Passo de Camaragibe, Penedo, Piranhas, Porto Calvo, Rio Largo, Santana do Ipanema, Santana do Mundaú, São José da Tapera, União dos Palmares e Viçosa.
Pensar em eficiência energética e sustentabilidade é pensar no futuro
O engenheiro do Programa de Eficiência Energética da Equatorial Alagoas, Edmilson Santos, destaca a importância da iniciativa e reforça o caráter inclusivo, participativo e educativo do projeto.
“A Distribuidora comemora com muito entusiasmo as premiações e parabeniza todos os alunos e professores que contribuíram para o sucesso desta segunda edição da ONEE. Pensar em eficiência energética e sustentabilidade é pensar no futuro. Acreditamos que esses jovens podem atuar como multiplicadores, levando boas práticas no uso da energia elétrica para dentro de suas casas e para suas famílias”, diz.
Além dos alunos premiados, professores da rede pública e privada também foram homenageados pela Olimpíada Nacional de Eficiência Energética. É o caso da docente Daiane Guerra Martins, que ganhou um notebook. Atualmente, ela leciona na Escola Municipal 7 de Setembro, localizada no município de Barra de Santo Antônio, Região Metropolitana de Maceió.
“É muito importante reconhecer o trabalho dos professores que estão, diariamente, despertando o interesse da nova geração pela ciência e pela busca constante do conhecimento. Participar da Olimpíada foi algo fantástico do ponto de vista do aprendizado, pois permitiu que os alunos refletissem sobre o quanto é importante ser sustentável no dia a dia, de forma lúdica e divertida”.
Sobre a ONEE
A ONEE 2022 é uma iniciativa da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), conta com a coordenação do Instituto da Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (IAbradee) e com a realização de concessionárias de energia que operam em 24 estados e no Distrito Federal. Em sua segunda edição, o evento teve a participação de 189 mil estudantes brasileiros do 8º e 9º ano do ensino fundamental de escolas públicas e privadas. Em Alagoas, das 345 medalhas conquistadas, 127 foram de ouro, 108 de prata e 110 de bronze.
A competição, composta por duas fases, sendo a primeira por desafios gamificados e a segunda com conhecimentos sobre o tema Eficiência Energética, está alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Organização das Nações Unidas (ONU), no qual a Equatorial é signatária, visando promover a Educação de Qualidade até 2030.