Medicamento é fabricado pela Pfizer e foi aprovado pela Anvisa em novembro deste ano.
Por G1 Alagoas
Publicada em 23/12/2022 às 20:33
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) informou que distribuiu nos 102 municípios de Alagoas o medicamento Paxlovid, utilizado contra a Covid-19. O comprimido é fabricado pela Pfizer e foi aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em novembro deste ano.
Para ter acesso ao remédio, enviado pelo Ministério da Saúde (MS), o paciente precisa buscar o serviço público de saúde do município em que estiver, como os postos de saúde e as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs).
Durante o atendimento, e com o diagnóstico confirmado da Covid-19, o paciente passará por avaliação médica para saber se atende ao perfil exigido pelo MS para fazer uso da medicação. Os critérios são os seguintes:
“O Paxlovid preserva o organismo e impede a evolução e o agravamento da doença. E para que isso aconteça, a medicação precisa ser administrada ainda na fase inicial da infecção", disse o infectologista Renee Oliveira.
O remédio é um antiviral composto por comprimidos de nirmatrelvir e ritonavir, embalados e administrados juntos.
Caixa de Paxlovid, da Pfizer — Foto: Jennifer Lorenzini/Reuters
O Paxlovid distribuído pela Sesau foi aprovado pela Anvisa no dia 21 de novembro, e também pode ser vendido em farmácias.
O remédio consiste em dois medicamentos antivirais em conjunto: o nirmatrelvir e o ritonavir, que quando combinados bloqueiam uma enzima que o vírus da Covid-19 precisa para se replicar no corpo.
Além do paxlovid, o medicamento lagevrio (molnupiravir) foi aprovado para a venda em farmácias pela Anvisa na quinta-feira (22).
Em maio deste ano, a agência já havia aprovado o uso emergencial para adultos que não requerem oxigênio suplementar e que apresentam risco aumentado de progressão da doença para casos graves.
Molnupiravir será administrado duas vezes ao dia a pacientes recentemente diagnosticados com covid — Foto: Merck/Via BBC