Cerimônia habilita os candidatos eleitos a assumirem e exercerem os respectivos mandatos eletivos a partir de 2023.
Por Michelle Farias, g1 AL
Publicada em 16/12/2022 às 18:56
Foram diplomados nesta sexta-feira (16) os candidatos eleitos em Alagoas neste ano: o governador Paulo Dantas (MDB), o vice-governador Ronaldo Lessa (PDT), o senador Renan Filho (MDB), 9 deputados federais e 27 deputados estaduais. A solenidade aconteceu na sede do Tribunal de Justiça, no centro de Maceió.
O diploma eleitoral assinado pelos eleitos os habilita a assumirem e exercerem os respectivos mandatos eletivos a partir de 2023.
Paulo Dantas e Ronaldo Lessa recebem diploma de governador e de vice-governador, respectivamente, do presidente do TRE, Otávio Leão Praxedes — Foto: Ailton Cruz
Renan Filho (MDB) foi eleito para o cargo de senador com 56,92% dos votos válidos. Já a chapa majoritária Paulo Dantas e Ronaldo Lessa foi eleita no segundo turno com 52,33% dos votos.
Deputado estadual mais votado em Alagoas, o ex-secretário da saúde Alexandre Ayres discursou na diplomação, representando todos os parlamentares eleitos para a Assembleia Legislativa. Ele agradeceu os mais de 61 mil votos que recebeu e destacou a importância do Parlamento na defesa da democracia.
"O primeiro e maior compromisso nosso, ungidos e ungidas pelo voto popular, é o compromisso com a democracia, com o respeito à Constituição Estadual e à Constituição Federal. O compromisso de ser contra qualquer tipo de golpe. O Estado Democrático de Direito é a nossa referência. A nossa bandeira, independentemente de sigla partidária, posição polírtica ou visão ideológica", disse o deputado estadual Alexandre Ayres.
A Casa de Tavares Bastos em 2023 vai ser composta por 16 deputados estaduais reeleitos e outros 11 que vão iniciar um novo mandato, a maioria, pela primeira vez.
Já as 9 vagas de Alagoas na Câmara dos Deputados serão ocupadas por 4 deputados federais reeleitos. O restante da bancada vai ser ocupada por deputados novatos.
Auditório do TJ-AL fica lotado para diplomação dos candidatos eleitos em 2022 — Foto: Michelle Farias/g1