Última edição havia sido publicada há 10 anos. Assinada por alagoanos ilustres, a obra vai chegar ao público aos sábados, junto com o jornal Gazeta de Alagoas.
Por G1 Alagoas
Publicada em 25/11/2022 às 15:49
A 4ª edição da enciclopédia Municípios de Alagoas foi lançada nesta sexta-feira (25), em Maceió. Escrita por historiadores e intelectuais alagoanos, a obra contém atualizações dos dados históricos, econômicos e geográficos sobre os 102 municípios do estado.
Idealizada pelo Instituto Arnon de Mello (IAM), a obra é composta por 12 fascículos, que serão entregues na edição de fim de semana da Gazeta de Alagoas. A cada sábado, o leitor poderá adquirir o jornal com três fascículos encartados.
A enciclopédia conta a história de Alagoas através de texto e fotos, abordando aspectos históricos, econômicos, geográficos e culturais.
Com a coordenação editorial de Stefano Brito, a obra é assinada pelos historiadores Carmen Lúcia Dantas, Douglas Apratto, Rochana Campos e o economista Cícero Péricles. As imagens que ilustram o livro são de autoria dos repórteres fotográficos Ailton Cruz e Ricardo Lêdo.
“Essa edição tem um aspecto muito mais amplo do que se imagina. O aspecto social, econômico e os indicadores são dados a cada município, vinculado ao estado, o que cada cidade representa no ranking em níveis Nordeste e Brasil, ou seja, mostrando a importância socioeconômica de cada município, além da história propriamente dita. A geografia, embora seja quase imutável, não vai deixar de ter um capítulo especial", afirmou o diretor-executivo da Organização Arnon de Mello (OAM), Luís Amorim.
A última edição da enciclopédia havia sido lançada há dez anos. Para o economista Cícero Péricles, um dos autores da obra, a nova publicação é importante para atualizar os dados, que servem de base para estudos.
"Estamos atualizando depois de 10 anos, é um tempo suficientemente grande para que a economia sofra alterações muito grandes. [Para atualizar], tivemos que ir a cada localidade, fazer levantamento em cada município, fazer boas entrevistas. Por isso esperamos que essa 4ª edição obtenha o mesmo sucesso que as três primeiras vezes que nós lançamos", disse o economista.
A mais nova edição traz também uma novidade tecnológica, que é o recurso do QR code disponível nas páginas do livro. Com isso, o leitor poderá desfrutar de todos os detalhes da obra e ter uma experiência imersiva em cada cidade alagoana.
"QR code que o leitor vai poder acessar e ter vídeos alusivos a cada município, com lugares interessantes que merecem uma visitação, nem que seja virtual. A versão vai ter esse up inovador, afinal, as outras edições não tinham esse recursos", disse Luís Amorim.