Pista foi fechada nos dois sentidos. Manifestantes são moradores de Rio Largo.
Por G1 Alagoas
Publicada em 16/11/2022 às 11:24
Moradores de Rio Largo, região metropolitana de Maceió, fecharam os dois sentidos da BR-104, próximo ao Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares, na manhã desta quarta-feira (16).
Os manifestantes colocaram fogo em pneus e espalharam galhos na rodovia, impedindo o acesso até o aeroporto. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) e a Polícia Militar (PM) estão no local e tentam negociar a liberação da via.
Segundo a PRF, o motivo do protesto é a competência sobre a atuação municipal no aeroporto. Em julho desse ano, a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) de Maceió anunciou que passaria a fiscalizar o trânsito na área do aeroporto que até então, era de competência da prefeitura de Rio Largo .
Embora as companhias aéreas vendam as passagens identificando o destino como Maceió, o diagnóstico da Malha Municipal do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) informa que o aeroporto foi construído no limite entre as duas cidades.
Para reivindicar a sua defesa pela jurisdição, a prefeitura de Maceió toma como base também uma análise do Instituto de Terras e Reforma Agrária de Alagoas (Iteral), de que 61% da área construída do aeroporto está sobre o território maceioense. Nessa área estão localizados o estacionamento, a parte administrativa e lojas.
Por sua vez, a prefeitura de Rio largo alega que o aeroporto pertence ao seu município, de acordo com a escritura registrada sob matrícula 1.326, no dia 6 de novembro de 1978, no primeiro Registro de Imóveis e Hipotecas de Rio Largo.
Enquanto não há consenso, a fiscalização de trânsito nas áreas de embarque e desembarque estava sendo feita pelos dois municípios.