Por Cada Minuto - Gabriela Flores e Vanessa Alencar
Publicada em 14/11/2022 às 12:51
Para os consumidores que já estão empolgados com a Black Friday 2022, marcada para o dia 25 de novembro, a principal orientação é criar, em um primeiro momento, uma lista de prioridades daquilo que realmente pretende comprar. A orientação é do diretor do Procon Maceió, Leandro Almeida, um dos especialistas ouvidos pelo CadaMinuto sobre a data já adotada no calendário dos brasileiros.
O diretor do órgão municipal alerta que, nas compras pela internet, o cuidado deve ser redobrado, pois tem muito estelionatário, muito fraudador, que aproveita esse momento para criar anúncios falsos e lojas falsas no meio digital.
Para se ter uma ideia, em 2020 foram registradas, somente no Procon Maceió, 149 reclamações sobre publicidade enganosa ou desacordo (quando o produto não foi entregue em conformidade com a oferta). Já em 2021, o número cresceu para 238 reclamações, representando um aumento de quase 60%.
"O consumidor deve priorizar a compra em sites consolidados no mercado, se certificar que disponibiliza um telefone de contato, já fazer um contato prévio, para verificar até a disponibilidade de estoque do produto e, quando concretizar a venda, guardar todas as comprovações de publicidade, de pagamento e também, se possível, priorizar o cartão de crédito como forma de pagamento, pois ele permite que o consumidor possa, eventualmente, cancelar a compra, por qualquer que seja o motivo em desacordo comercial com a empresa", orientou Leandro.
Leandro Almeida, diretor do Procon Maceió
No caso das publicidades e anúncios, que não atendam ou ofereçam um produto com grande desconto, simulando um produto em Black Friday, o consumidor que tenha as comprovações, que tenha feita a pesquisa prévia, que tenha guardado os anúncios prévios daquele produto, pode entrar com uma reclamação por publicidade enganosa. "Adotar esses cuidados podem evitar que o consumidor tenha algum contratempo ou até prejuízos nesse período", completou.
Procon Maceió
O consumidor também pode registrar reclamações por atraso na entrega do produto, descumprimento da oferta que foi feita e até por desacordo com aquilo que foi entregue de produto ou serviço. As reclamações podem ser feitas em qualquer unidade presencial do Procon de Maceió ou pelo WhatsApp (82) 98882-8326.
O Procon Maceió funciona na Secretaria Municipal de Economia (Semec), na Rua Pedro Monteiro, 47, no Centro. Também há núcleos de atendimento em parceria com o Centro Universitário Cesmac, instalado na Rua Iris Alagoense, 458, no bairro Farol das (8h às 14h); no Centro Universitário Uninassau, na Rua José de Alencar, 511, Farol, das (8h às 12h e das 14h às 17h); Universidade Mário Pontes Jucá, antiga FAT, Av. Pres. Roosevelt, Barro Duro, das (8h às 13h); e Faculdade Raimundo Marinho, na Avenida Durval de Góes Monteiro, 9757, no Tabuleiro do Martins.
Falsas promoções
Também ouvido pela reportagem, o Instituto de Proteção de Defesa do Consumidor (Procon/AL), por meio de sua assessoria de Comunicação, reforçou que é preciso ficar atento para não cair em golpes ou falsas promoções e separou algumas dicas e orientações para aproveitar de forma consciente as ofertas da Black Friday.
Antes de ir às compras recomenda-se uma análise da sua situação financeira para evitar gastos desnecessários. Outro aspecto a ser considerado é a forma de pagamento, em alguns casos é mais vantajoso comprar à vista, uma vez que alguns estabelecimentos oferecem descontos especiais para essa modalidade de pagamento, caso opte pelo pagamento parcelado fique atento aos juros do cartão.
A pesquisa prévia de preços é essencial para não cair no golpe das falsas promoções. “Os consumidores alagoanos devem pesquisar desde já os preços dos produtos ou serviços desejados, verificar a política de troca da loja, seja ela física ou virtual. Caso o direito de troca não seja acertado previamente com o fornecedor, o consumidor deve exigir o registro por escrito, na etiqueta ou em nota fiscal”, alertou o coordenador de Fiscalização, João Lessa.
Compras pela internet
Ainda por meio da assessoria, o Procon/AL explicou que nas compras pela internet, o contrato deve ser disponibilizado antes de finalizar a transação e o consumidor deve imprimir e guardar os dados referentes à compra.
O diretor-presidente do órgão, Daniel Sampaio, explicou que é essencial que o consumidor tenha acesso a essas orientações, principalmente neste período em que o comércio está aquecido pelas vendas. “Nosso principal objetivo é defender e proteger o consumidor contra danos, facilitando a informação sobre os seus direitos assegurados pelo Código de Defesa do Consumidor”.
O consumidor pode entrar em contato com o Procon Alagoas por meio do telefone 151, do whatsapp (82) 98876-8297 ou de forma presencial, mediante agendamento, pelo site agendamento.seplag.al.gov.br.
Política de trocas
Erickson Dantas, secretário da Comissão de Direito do Consumidor da Ordem dos Advogados do Brasil em Alagoas (OAB/AL) comentou que o maior número de reclamações registradas nos Procons acontece no final do ano, período que a economia fica aquecida com o pagamento do 13º salário e com a chegada do Natal. No entanto, “a situação se estende até o início do novo ano com a aquisição dos materiais escolares”.
Erickson Dantas (Comissão de Direito do Consumidor)
Tanto nesse período como agora, na Black Friday, mesmo com a melhor das intenções e com muita pesquisa, pode acontecer que a pessoa faça uma compra no impulso e depois se arrependa. Por isso o consumidor deve estar atento à política de trocas. Segundo o secretário “as lojas são obrigadas a devolver o dinheiro ou trocar produtos se eles apresentarem defeito para uso”.
Já quando o presenteado não se agradar do presente e desejar efetuar uma troca, Erikson Dantas afirmou que as regras são as mesmas utilizadas para o consumidor direto, ou seja, aquele que efetuou a compra.
As denúncias e reclamações à Comissão de Direito do Consumidor podem ser realizadas por telefone, no número 3023 7200