Por Cada Minuto - Roberto Gonçalves
Publicada em 10/11/2022 às 19:16 - Atualizada em 10/11/2022 19:24
A imagem de Frei Damião de Bozano, com 20 metros de altura será inaugurada no próximo dia 14/11, a partir das 16h, no distrito de Canafistula em Palmeira dos Índios. Na programação, na véspera do feriado da Proclamação da República, haverá um show com o padre Antônio Maria.
O frade capuchinho, italiano da cidade de Bozano foi ordenado sacerdote em 25 de agosto de 1923, transfere-se para o Brasil no ano de 1931, estabelecendo-se em Recife, no Convento Senhora da Penha, da Ordem dos Capuchinhos.
É venerado pelos fiéis, principalmente nordestinos, pois foi nessa região que o religioso viveu a maior parte de sua vida, fazendo peregrinações e missões pelas cidades, celebrando a Eucaristia, confessando, realizando casamentos e batismos.
Em Canafístula, costumava descansar das suas peregrinações pelas cidades Vilas e Povoados do Nordeste. A imagem é uma justa homenagem e vai preservar a fé do povo nordestino e cultuar sua nobre missão de evangelização.
Para os nordestinos é considerado como santo. Encontra-se atualmente em processo de beatificação pelo Vaticano e canonização desde 31 de maio de 2003.
Por dia, muitas cartas chegam ao Convento de São Félix, onde ele está sepultado, relatando fatos de curas, milagres, que a ciência não consegue explicar.