Sexta-Feira, 10 de Janeiro de 2025

BRK retira 18 toneladas de resíduos em limpeza inédita de tubulações da Rua Soldado Eduardo

Equipes da concessionária vão retirar resíduos acumulados em mais 10 anos de existência das tubulações, em 1ª fase do plano de limpeza e diagnóstico no sistema de esgotamento sanitário


Por BRK - Roberta Meyce
Publicada em 08/11/2022 às 18:24


Foto: Reprodução/BRK

Em pouco mais de um mês de trabalho, a BRK retirou 18 toneladas de sedimentos, lixo e outros materiais que, somado às ligações irregulares identificadas em imóveis da região, têm comprometido a infraestrutura do sistema de esgotamento da Rua Soldado Eduardo, na Jatiúca, e causado transtornos recorrentes aos moradores e comerciantes da região desde que foi construída.

De acordo com Wilson Bombo, gerente operacional da BRK em Alagoas, esse trabalho de limpeza das tubulações faz parte de uma série de ações programadas que deverão apontar soluções para a adequação da rede de esgoto do local, que apresenta alto nível de assoreamento há mais de 10 anos.

“Essa é uma operação complexa que exige o uso de equipamentos de alta tecnologia, logística e uma equipe especializada. O local apresenta um problema histórico e estamos trabalhando dia e noite para encontrar a melhor solução e resolver de forma definitiva a situação”, explicou Wilson.

Nessa primeira etapa, já foram limpos 80 metros de tubulação de um total de 150 metros, de onde foram retiradas 18 toneladas de resíduos. Entre os principais desafios enfrentados nessa ação, estão a profundidade do coletor de esgoto, que está há 6 metros do nível da rua, e o grande fluxo de efluentes no local.

Tecnologia de ponta

Para realizar a retirada dos resíduos na rua Soldado Eduardo, a concessionária contratou uma empresa especializada e com um caminhão de tecnologia de ponta, que utiliza o próprio esgoto para jateá-lo com pressão na tubulação e deslocar os sedimentos.

Após esse procedimento, uma bomba de sucção é utilizada para que aconteça a separação do resíduo líquido e sólido, em que todo o líquido será reutilizado para um novo jateamento e o sólido será separado e descartado posteriormente.

Coma finalização da etapa de limpeza, será realizada uma inspeção por vídeo com câmera superzoom para avaliar as condições estruturais da tubulação existente e a necessidade de recuperação de possíveis trechos danificados. A partir desse diagnóstico minucioso, serão avaliadas as soluções técnicas viáveis para a região, que possui um histórico de intercorrências e obras paliativas.


Comentários

O conteúdo dos comentários abaixo é de responsabilidade de seus autores e não representa a opinião deste portal.

Instagram

Desenvolvido por HB Digital