Sábado, 11 de Janeiro de 2025

Prefeitura de Maceió vai reconstruir 14 barracas atingidas pelo incêndio no entorno do Mercado da Produção


Por Cada Minuto - Da redação com Secom
Publicada em 10/10/2022 às 17:11


Secretário municipal de Abastecimento, Maurício Filho, e administrador do Mercado da Produção, Fabrício Machado / Foto: Tatiane Gomes/Ascom Semtabes

Após o incêndio ocorrido na noite de sexta-feira (07) na feira livre do entorno do Mercado da Produção, na Levada, a Secretaria Municipal do Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária (Semtabes) esteve reunida com os feirantes ainda no sábado (08) e firmou compromisso na reconstrução das barracas atingidas.  

Ao todo, 14 barracas de madeira foram atingidas pelo incêndio, que estão sendo cadastradas na Secretaria. A construção dos novos espaços será realizada com apoio da Secretaria Municipal de Infraestrutura e serão de meia parede de alvenaria, tela e cobertura, um material menos inflamável.

De acordo com o titular da Semtabes, Maurício Filho, os feirantes da área da feira livre não são permissionários da Secretaria Municipal de Abastecimento, mas serão cadastrados e contemplados com  o projeto do novo Mercado da Produção, que duplica o espaço do atual equipamento.

“São pessoas que estão ali uma vida inteira, comercializando nessa informalidade. A gestão do prefeito JHC já fez um mapeamento prévio aéreo e o próximo passo será o cadastro deles para serem instalados no novo mercado. Garantindo a eles mais segurança e um local digno para todos”, ressalta.

Também teve início no sábado os trabalhos de recolhimento dos entulhos, com apoio da Superintendência de Desenvolvimento Sustentável (Sudes). Nesta segunda-feira (10), as equipes da Semtabes estão realizando o levantamento do tamanho da área e materiais necessários para as obras.

Para início das obras, é preciso finalizar o levantamento de materiais iniciado hoje e a finalização do recolhimento de entulhos e limpeza. A banca da Maria Batista, conhecida na feira como Silvia há 28 anos, foi atingida. Ela relata que perdeu cerca de R$ 12 mil em mercadorias, compradas para a comercialização na feira do final de semana.

“Já realizaram o nosso cadastro e também do que perdemos. Trabalho com frutas e os outros feirantes e fornecedores me doaram. A Prefeitura está mandando apoio e a gente está precisando desse socorro”, afirma a feirante. 

 

Feirante Maria Batista comercializa há 28 anos no local. Foto: Tatiane Gomes/Ascom Semtabes

Feirante Maria Batista comercializa há 28 anos no local. Foto: Tatiane Gomes/Ascom Semtabes

A Semtabes dará início também ao levantamento dos feirantes que comercializam no entorno do Mercado da Produção. “Já estava no nosso plano de trabalho realizar esse levantamento daquela região. Agora iremos realizar o mais rápido possível”, explica o administrador do Mercado da Produção, Fabrício Machado. 


Comentários

O conteúdo dos comentários abaixo é de responsabilidade de seus autores e não representa a opinião deste portal.

Instagram

Desenvolvido por HB Digital