Tempo de espera chega a mais de 2 horas em algumas seções eleitorais.
Por Cau Rodrigues e Roberta Batista, g1 AL
Publicada em 02/10/2022 às 17:10
Eleitores relatam longa espera nas filas para votar em Maceió e no interior de Alagoas neste domingo (2), 1ºturno das eleições. Em alguns casos, o tempo de espera chegou a mais de duas horas.
A eleitora Ana Nicácio afirma esperou 10 vezes mais tempo que da última vez que votou nas eleições majoritárias, 4 anos atrás, quando levou apenas 20 minutos na fila. Dessa vez foram mais de duas horas. Na Escola Estadual Tabuleiro do Pinto, na cidade de Rio Largo, Região Metropolitana de Maceió, havia filas em todas as seções.
"Eu percebi que nessas eleições tem muito mais gente votando, em comparação com as eleições passadas, que tinha menos gente", diz Ana Nicácio.
Muitos eleitores questionavam, nas filas, a longa espera para votar. Relatos da demora se repetiam em diversos municípios alagoanos.
O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) informou que não tem uma média do tempo de espera nas seções eleitorais, mas que há locais em que a votação acontece com mais rapidez do que outros. Disse ainda que a demora pode ser reflexo da quantidade de cargos para os quais os candidatos são eleitos neste ano, o que dificulta a memorização por quem não levou a "cola" com os números dos seus candidatos.
Mesários em seções da 2ª zona eleitoral de Maceió, na Jatiúca, explicaram que eventuais problemas para reconhecer a biometria do eleitor também podem atrasar a votação. Quando isso acontece, eles precisam refazer o processo até 4 vezes. E se ainda assim não houver confirmação da biometria, os dados do eleitor precisam ser digitados e ele tem que assinar o caderno de votação.
Na parte alta da capital, eleitores das seções da Escola Estadual Manuel Baltazar esperaram durante muito tempo no sol para conseguir entrar nas salas.