Por Alagoas 24 horas - Da Redação
Publicada em 29/09/2022 às 17:31
Agentes de endemias e comunitários de saúde realizaram no final da manhã desta quinta-feira, 29, um protesto em um trecho da Avenida Fernandes Lima, no bairro do Farol, em Maceió
Durante a manifestação, os profissionais fecharam os dois sentidos da Avenida Fernandes Lima, em frente ao Centro Educacional de Pesquisa Aplicada (Cepa), e o trânsito na parte alta de Maceió ficou caótico. A via só foi liberada perto de 13h após negociação com o Centro de Gerenciamento de Crises da Polícia Militar.
Na manhã de hoje, a categoria realizou uma assembleia geral dentro do Cepa e decidiu decretar greve. Eles reivindicam o pagamento da equiparação do piso nacional da categoria. Os profissionais pedem ainda uma negociação definitiva com o Executivo Municipal.
Por meio de nota, a Prefeitura de Maceió informou que já está sendo pago o novo piso salarial da Emenda Constitucional n. 120, incluindo os retroativos, desde maio. Explicou ainda que a Secretaria de Gestão tem mantido contato recorrente com as lideranças das categorias para buscar uma solução em relação à reformulação do plano de cargos e carreiras da categoria.
Confira nota na íntegra:
As Secretarias de Gestão e de Economia de Maceió ressaltam que a Prefeitura de Maceió já paga aos agentes de Endemias e Comunitários de Saúde o novo piso salarial da Emenda Constitucional n. 120, incluindo os retroativos, desde maio.
A Secretaria de Gestão tem mantido contato recorrente com as lideranças das categorias, inclusive, houve reunião na última segunda-feira para buscar uma solução em relação à reformulação do plano de cargos e carreiras da categoria. No entanto, em meio ao período eleitoral, uma pequena parcela dos representantes está sendo usada politicamente por opositores da atual gestão, apenas com intuito de prejudicar a população.
Agentes da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) de Maceió estão controlando o fluxo de veículos e garantindo a segurança viária.