Segunda-Feira, 23 de Dezembro de 2024

Nordeste tem crescimento de 6,6% no consumo das classes C e D

Neste mesmo período, o consumo no País observou uma alta de 8%. O principal gasto no orçamento continua sendo com Supermercado (38,8%)


Por Santander - Kauê Diniz
Publicada em 13/09/2022 às 17:36


Foto: Santander

MACEIÓ, setembro de 2022 – NOTA DE IMPRENSA
O consumo das classes C e D cresceu 6,6% no Nordeste em julho ante junho. A região seguiu a tendência nacional, que apresentou uma elevação de 8% nesse mesmo período, segundo os dados da Pesquisa de Hábitos de Consumo da Superdigital, fintech do Grupo Santander focada em inclusão econômica. O levantamento é realizado mensalmente para traçar o perfil do consumidor das classes de menor poder aquisitivo.
 
Todas as regiões do Brasil mostraram aumento nos gastos. A Norte fechou com um incremento de 11,5%, seguida da Centro-Oeste, 9,4%; Sudeste, 8,4%; e Sul, 8,3%.
 
Luciana Godoy, CEO da Superdigital Brasil, afirma que “o consumo das famílias mostrou uma melhora em julho e esperamos que permaneça nos próximos meses, já que a inflação tem mostrado algum recuo e o pagamento do novo auxílio será efetuado a partir de agosto”, afirma a executiva.
 
Os setores no País que se destacaram com as altas mais significativas foram Supermercados (12%), Restaurantes (12%), Prestadores de Serviços (6%), Transportes (4%) e Lojas de Artigos Diversos (45). Já os setores que mostraram quedas no consumo foram de Rede Online (-12%) e Roupas (-4%).
 
O levantamento mostrou também que o principal gasto no orçamento continua sendo com Supermercado (38,8%), seguido de Restaurante (13,7%), Lojas de Artigos Diversos (10,2%), e Combustível (6,8%).
 
Outro dado da pesquisa mostrou que 87% dos gastos totais foram feitos presencialmente, mantendo o indicador de junho.
 
Em relação ao ticket médio, houve aumento nos setores de Companhias Aéreas (8%), Restaurante (6%), Supermercado (5%), Transporte (1%), Prestadores de Serviços (1%) e Telecomunicação (1%). Contudo, caiu o ticket médio gasto com Rede Online (-12%), Diversão e Entretenimento (-6%), Lojas de Roupas (-5%), Hotéis e Motéis (-5%), Automóveis e Veículos (-5%), Combustível (-3%), Lojas de Artigos Diversos (-2%) e Serviços (1%).
 
Para acessar os dados completos da pesquisa, acesso o link
https://superdigital.com.br/BLOG/images/Indice_Jul22_estados_estados_pdf.pdf
 
 
Sobre a Superdigital
A Superdigital (www.superdigital.com.br) é uma das fintechs do Banco Santander com atuação global. Possui mais de 1,9 milhão de clientes e processa mais de 70 milhões de transações por ano. O propósito da empresa é democratizar os serviços bancários: em apenas cinco minutos, qualquer pessoa pode abrir uma conta e gerenciar sua vida financeira sem burocracias, pelo celular. 
 
_____________
Kauê Diniz
(81) 98848 0876
Assessoria de Imprensa Santander Nordeste/Norte/Espírito Santo
 
https://www.santander.com.br/institucional-santander/sala-de-imprensa


Comentários

O conteúdo dos comentários abaixo é de responsabilidade de seus autores e não representa a opinião deste portal.

Instagram

Desenvolvido por HB Digital