Luciane Figueirêdo enviou ao Palácio de Buckingham fotos da mãe vestida como a monarca britânica em uma festa com tema 'Londres', em 2012, e recebeu resposta pelos Correios meses depois.
Por Roberta Batista, g1 AL
Publicada em 08/09/2022 às 19:42
Luciane Castella de Figueirêdo soube que guardava um pedaço da história desde que recebeu pelos Correios uma carta do Palácio de Buckingham em nome da Rainha Elizabeth II, em 2012, ano do seu Jubileu de Diamante. No dia da morte da monarca britânica mais longeva da história, nesta quinta-feira (8), a alagoana contou ao g1 como essa troca de mensagens aconteceu.
Era maio de 2012, ano em que a monarca celebrava 60 anos à frente do Reino Unido. Luciane era proprietária da escola de inglês Lincoln Center, em Maceió, e decidiu fazer a festa do seu aniversário com o tema "Londres".
Como já havia a admiração pela rainha e a mãe tinha características físicas semelhantes à da monarca, dona Maria Olívia Castella de Figueiredo topou a ideia da homenagem.
"Minha mãe tinha 94 anos. Eu estava comemorando meu aniversário na minha casa e eu sempre faço festas temáticas. Eu resolvi fazer uma festa temática colocando os pontos turísticos de Londres. Minha mãe sempre incorporava as festas temáticas, e aí eu disse, 'mãe, que tal se vestir de Rainha Elisabeth?'. Ela topou na hora e perguntou o que a gente precisava fazer", lembra Luciane.
Maria Olívia de Castella, filha da alagoana Luciene Figueirêdo vestida em homenagem à rainha Elisabeth II — Foto: Arquivo pessoal
Com um vestido roxo, bengala com detalhe dourado, broche, bolsa, sapatos e luvas, dona Maria Olívia entrou com pompa no aniversário, ao som do hino do Reino Unido, God save the Queen (Deus Salve a Rainha).
"Ela estava tão compenetrada em ser a rainha, e eu perguntei: 'Mãe, porque você está tão séria?'. E ela disse: 'Você já viu alguma rainha rindo à toa?", conta com bom humor a alagoana.
Foram feitas muitas fotografias na festa e Luciane teve a ideia de enviar as fotos da mãe vestida de Rainha Elizabeth II com uma carta relatando a admiração delas à rainha.
"Eu tirei umas 20 fotos, vi onde era o endereço do palácio da rainha e descrevi simpatia por ela, orgulho e admiração, disse que minha mãe de 94 anos, que era muita lúcida, estava mandando aquelas fotos em homenagem a ela", afirma.
Ela lembra que chegou a ser chamada de louca por familiares que duvidavam que a carta enviada à Rainha Elizabeth teria resposta.
"Com dois meses, eu recebo pelos Correios uma carta postada pelo Palácio de Buckingham e um cartão comemorativo aos 60 anos da coroação da rainha, com fotos de todas as seis décadas vividas até ali", afirma Luciane.
Na carta em inglês, escrita pela secretária da rainha sob a justificativa de que ela recebe inúmeras correspondências diariamente e não teria como responder a todas, há também um pedido de desculpas pela demora em enviar a resposta e um agradecimento pelo carinho à monarca. O texto cita nominalmente Luciane e faz referência à mãe dela.
A mãe de Luciane faleceu aos 96 anos, mesma idade que tinha a Rainha Elizabeth II. "Uma vida muita longa, mas nunca tão longa para quem gosta das pessoas".
Envelope da carta que a alagoana Luciane Figueirêdo recebeu do Palácio de de Buckingham em nome da rainha Elisabeth II, em 2012 — Foto: Roberta Batista/g1
Carta que a alagoana Luciane Figueirêdo recebeu do Palácio de de Buckingham em nome da rainha Elisabeth II, em 2012 — Foto: Roberta Batista/g1