Cerca de 150 profissionais ficaram em frente a Sesau, no bairro de Jaraguá, e cobram valorização profissional.
Por Ana Clara Pontes* e Michelle Farias, g1 AL
Publicada em 07/09/2022 às 16:43
Técnicos de enfermagem e enfermeiros realizaram um protesto na manhã desta quarta-feira (7) no bairro de Jaraguá, em Maceió, contra a suspensão da lei nacional que estabelece um piso salarial para a categoria.
O grupo se concentrou com faixas e cartazes em frente à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), que fica na mesma avenida onde vai ocorrer o desfile de 7 de Setembro. O protesto encerrou às 11h30.
"Nós estamos aqui para cobrar nosso direito. Sempre trabalhamos dando o nosso melhor, na pandemia estivemos na linha de frente, perdemos amigos, familiares e profissionais da saúde. Queremos ser valorizados", disse o técnico Silvio Antonio dos Santos.
A suspensão foi uma determinação do ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), relator de uma ação apresentada pela Confederação Nacional de Saúde, Hospitais e Estabelecimentos de Serviços (CNSaúde), que defende que o piso da enfermagem é insustentável.
A medida vale até que sejam analisados dados detalhados dos estados, municípios, órgãos do governo federal, conselhos e entidades da área da saúde sobre o impacto financeiro para os atendimentos e os riscos de demissões diante da implementação do piso.