Equipamentos atendem a Termo de Ajustamento de Conduta firmado entre MPF, prefeitura e IMA.
Por G1 Alagoas
Publicada em 26/08/2022 às 22:10
Placas que indicam a balneabilidade de praias em Maceió começaram a ser instaladas pelo Instituto de Meio Ambiente de Alagoas (IMA) atendendo a um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público Federal (MPF) e com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente de Maceió (Sedet).
As placas contam com a imagem de um QR Code, uma espécie de código que barras, que pode ser lido pelas câmeras de aparelhos de celular, e que leva para um aplicativo onde há informações se a praia é própria ou imprópria para banho, de acordo com a data da última coleta de amostras do local.
O TAC que acordou a instalação dos equipamentos foi criado após a implantação de um procedimento administrativo que vai acompanhar as medidas adotadas pela prefeitura de Maceió, BRK Ambiental e pelo IMA, sobre o lançamento irregular de efluentes sanitários e empresariais não tratados no mar da capital.
“A disponibilidade da informação sobre a balneabilidade das praias é direito do cidadão alagoano e do turista, especialmente durante o período de chuvas que a depender da quantidade [de efluentes que] pode comprometer a qualidade da água. O trabalho de pesquisa e acompanhamento realizado pelo IMA sobre a balneabilidade das águas é muito importante e estará agora ainda mais acessível”, acredita Lucas Horta, procurador da República.
As condições de balneabilidade e os relatórios completos sobre a balneabilidade das praias em Alagoas podem ser consultadas no site do IMA.