Domingo, 22 de Dezembro de 2024

Maragogi, AL, decreta situação de emergência por causa de avanço do mar e do rio dos Paus

Decreto vale para áreas nas praias do Bargulhau e de Maragogi.


Por G1 Alagoas
Publicada em 19/08/2022 às 16:35


Desvio de rio causa erosão em Praia de Maragogi — Foto: Reprodução/TV Gazeta

A prefeitura de Maragogi decretou situação de emergência na Praia do Burgalhau e à beira mar da Praia de Maragogi, no condomínio residencial Eurico Wanderley, por causa do avanço das águas do Rio dos Paus e do mar.

Moradores temem que o avanço comprometa as estruturas das casas. Luciana Ribeiro, que tem um imóvel no local, afirma que o problema começou depois que o curso do rio foi modificado por um morador, que colocou pedras para direcionar a água.

"Agora o rio está totalmente virado para cá. Os moradores desse imóvel e esse sítio que tem aqui na frente também estão bastante prejudicados, foram os primeiros prejudicados. E agora, com a ressaca do mar em Agosto, é que está avançando ainda mais", afirma Luciana.

Para Maria Cleide Bezerra, que também tem uma casa no local, se o problema não for corrigido agora, quando a água do rio chegar ao mangue, outras áreas serão atingidas. "Isso vai continuar pela cidade a fora, pelo menos nessas primeiras casa aqui", pontuou.

Na quarta-feira (17), a prefeitura de Maragogi publicou o decreto de emergência no Diário Oficial dos Municípios. O documento destaca que duas áreas foram afetadas por erosão marinha e autoriza a realização de obras e ações de resposta a Situação de Emergência declarada, válido por 180 dias.

O decreto considera um informativo técnico da Defesa Civil que aponta que aproximadamente 400 metros do trecho total da orla, se encontram em situação de emergência civil, com danos ao patrimônio público, privado, e ambiental e que as chuvas que atingiram a região foram acima da média. Além disso, em 15 de agosto, a maré atingiu 2,3 metros de altura, o que teria provocado "danos e prejuízos a pessoas e bens, colocando em risco eminente o condomínio residencial Eurico Wanderley, havendo risco de vida para os moradores, na ocorrência das próximas marés".

O gerente de licenciamento ambiental da prefeitura de Maragogi, Rhaylander Teixeira, explicou que a gestão do município tem feito obras para recuperar o curso do rio, mas que essas medidas são paliativas.

"Enquanto não conseguimos todo o trâmite legal, com a elaboração de relatório e projeto e a aprovação do Instituto do Meio Ambiente, nós estamos fazendo uma intervenções temporárias para abrir acesso para que a água do rio chegue ao mar antes de chegar aos condomínio. Estamos buscando recursos federais, já temos um profissional aqui de Alagoas elaborando esse projeto, para que a gente possa encaminhar para o IMA para que ele possa ser executado o mais rápido possível para que no próximo período chuvoso os moradores não tenham esse problema", explicou Rhaylander.


Comentários

O conteúdo dos comentários abaixo é de responsabilidade de seus autores e não representa a opinião deste portal.

Instagram

Desenvolvido por HB Digital