Horário de funcionamento mudou na última segunda-feira, mas muitos eleitores buscaram atendimento pela manhã e reclamaram da espera.
Por Heliana Gonçalves, g1 AL
Publicada em 18/08/2022 às 17:43
Uma grande fila se formou na entrada do Fórum de Maceió nesta quinta-feira (18), último dia para solicitar o voto em trânsito e as seções com acessibilidade. Quem foi ao local, reclamou também sobre a mudança no horário de atendimento, que começou a vigorar na última segunda (15). Os cartórios eleitorais da capital, que antes abriam às 7h30, passaram a funcionar de 12h às 19h.
A assessoria de comunicação do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE-AL) disse que a mudança foi amplamente informada nos meios de comunicação e redes sociais. Mesmo assim, muitos eleitores que deixaram para resolver pendências no último dia disseram que não sabiam das alterações.
Foi o caso da Yanne Casado, que levou a mãe de 79 anos pela manhã para solicitar mudança da seção eleitoral para um local com acessibilidade e também a reimpressão do título de eleitor. Ela disse que tiveram que esperar quase duas horas pelo atendimento e só souberam da mudança do horário através de um aviso afixado na entrada do Fórum.
"No site oficial do TRE, o horário está como se fosse de 7h30 às 13h30. E só quando a gente chega aqui no local, lá no portão, tem um aviso em papel A4 informando que o horário foi alterado. Então, quem chegou achando que o horário era de 7h30 às 13h30 teve que ficar do lado de fora esperando, em pé, independentemente de ser preferencial ou não, crianças autistas, enfim", disse Yanna.
Após a espera, a mãe dela conseguiu ser atendida e resolveu a pendência quando o Fórum Eleitoral abriu.
Nos cartórios do interior, o horário de funcionamento é de 7h30 às 14h30, diferentemente da capital. Já a Secretaria do TRE passou a funcionar também em regime de plantão, das 14h às 19h, aos sábados, domingos e feriados.
Os cartórios das 22ª e 33ª Zonas Eleitorais, designados para exercerem o poder de polícia em Arapiraca e Maceió também passam a atuar em regime de plantão.
“A ampliação do horário de funcionamento e a realização de plantões são necessários tendo em vista a possibilidade de ocorrência de irregularidades relacionadas ao período eleitoral em dias não úteis e a necessidade de apreciação de medidas urgentes e de julgamento célere das representações, pedidos de direito de resposta e de registros de candidaturas”, explicou o presidente do TRE de Alagoas, Otávio Leão Praxedes.