Mais recente decreto foi publicado nesta segunda-feira pela Defesa Civil Nacional. Já são R$ 45 milhões liberados aos municípios alagoanos atingidos pelo temporal desde maio.
Por Vivi Leão, g1 AL
Publicada em 08/08/2022 às 18:13
Subiu para 52 o número de municípios de Alagoas que tiveram a situação de emergência por causa das chuvas reconhecida pelo Governo Federal (veja lista completa ao final do texto). O decreto mais recente foi o da cidade de São Sebastião, publicado pela Defesa Civil Nacional nesta segunda-feira (8).
O Governo do Estado já tinha decretado emergência em 57 cidades, mas somente com o reconhecimento federal é que os municípios podem solicitar recursos do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) para ações como restabelecimento de serviços essenciais e reconstrução de equipamentos de infraestrutura danificados.
A publicação de São Sebastião no Diário Oficial da União (DOU) faz referência às chuvas intensas ocorridas no dia 2 de julho, quando o município sofreu com um forte temporal que arrancou asfaltos, abriu buracos em ruas, e rachaduras se formaram em algumas casas da cidade.
Na última semana, o estado voltou a registrar fortes chuvas, com inundações, deslizamentos e quedas de barreira. Diversas rodovias de Alagoas precisaram ser interditadas.
LEIA TAMBÉM
O número de pessoas desabrigadas e desalojadas por causa das chuvas chegou a 68 mil em todo o estado no período mais crítico, mas caiu para 14 mil no início de agosto.
Até esta segunda (8), segundo o MDR, foram liberados cerca de R$ 44,9 milhões para ações de resposta para os municípios alagoanos atingidos pelas chuvas.
A verba federal está sendo usada na compra de cestas básicas, colchões, combustível e kits de limpeza, higiene pessoal e dormitório, além de recuperação de vias públicas, restabelecimento de muros e locação de caminhonetes.