Equipamentos vão apontar se trecho está próprio ou impróprio para banho. Medida passa a ser adotada pelo IMA ainda neste mês de agosto, a pedido do MPF.
Por G1 Alagoas
Publicada em 04/08/2022 às 20:42
Para garantir um banho de mar seguro para alagoanos e turistas, as praias de Maceió vão receber placas de balneabilidade para indicar a qualidade das águas e apontar quais trechos são próprios ou impróprios para o banho. As placas vão ser instaladas nas praias da capital ainda neste mês de agosto pelo Instituto do Meio Ambiente (IMA), a pedido do Ministério Público Federal (MPF).
O projeto de colocação das placas foi discutido em junho entre representantes do MPF, IMA e Prefeitura de Maceió, mas somente agora os detalhes finais foram concluídos durante reunião realizada na quarta-feira (3).
A partir de agora, as placas vão ser confeccionadas e logo em seguida fixadas nas praias. Nelas, vão constar a informação se o mar está próprio ou não para banho, além da data da última coleta. Vai ter também informação de quando o banho de mar deve ser evitado, como por exemplo, em dias de chuva, quando as chances de contaminação aumentam.
O IMA vai ficar encarregado de confeccionar, instalar e de garantir a manutenção das placas. Já o município, deve impedir que elas sejam alvo vandalismo. O MPF vai fiscalizar a implementação e a manutenção das placas em Maceió.
Segundo o MPF, as placas vão ser instaladas na mesma linha das placas de trânsito, em paralelo à via, e apresentarão dimensionamento e layout que facilitem o acesso pela população.