Trabalhos da nova comissão começam na próxima semana. Um canal vai ser criado pela instituição para apurar denúncias.
Por G1 Alagoas
Publicada em 01/08/2022 às 18:22
A Ordem dos Advogados do Brasil seccional Alagoas (OAB-AL) vai criar um observatório eleitoral para fiscalizar possíveis irregularidades durante as eleições de outubro. O grupo está sendo formado e começa a atuar na próxima semana.
O observatório vai substituir a antiga Comissão de Corrupção Eleitoral, que atuou em pleitos anteriores, mas em questões mais específicas, como por exemplo, o abuso de poder.
Além de combater a corrupção, a nova equipe vai a campo para garantir que a legislação seja cumprida e que os partidos destinem uma porcentagem das vagas para mulheres.
Coordenador da comissão, o advogado Davi Lima ressalta a importância do trabalho do observatório no combate à irregularidades eleitorais.
“Estaremos atentos a questões como direitos das mulheres nas campanhas, direitos das minorias, gastos eleitorais e lisura do pleito como um todo, como a questão da compra de voto. Enfim, em todas as situações em que existam ilegalidades”, disse Lima.
Vai ser criado também um canal onde as pessoas vão poder denunciar qualquer irregularidade nas eleições de outubro. Esse canal vai ser divulgado pela OAB em breve.
“Vamos receber denúncias da população e, se for um caso de responsabilidade do Ministério Público ou de algum partido, vamos encaminhar para eles. Como Observatório, vamos procurar saber se foi dada entrada no processo, por exemplo”, completou Lima.